Prevenção
Programa de Fortalecimento Familiar
As Aldeias de Crianças SOS desenvolvem programas de prevenção direcionados para crianças e jovens que, ainda que se mantenham com as suas famílias de origem, estão em risco de privação de cuidados parentais que asseguram o seu bem-estar.
![imagem]()
Este é um programa de apoio especializado para famílias, no qual, através de uma intervenção integrada e colaborativa, são promovidas competências de cuidado parental e potenciadas dinâmicas de proteção que permitam o fortalecimento das famílias de origem na missão de assegurar o bem estar das suas crianças e jovens.
Em Portugal, o Programa de Fortalecimento Familiar traduz-se no desenvolvimento de Centros de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP), situados em Oeiras, Guarda e Rio Maior, e licenciados pelos respetivos Centros Distritais da Segurança Social.
Iniciado em 2012, o Programa de Fortalecimento Familiar foi crescendo e alargando as áreas de intervenção apoiando atualmente mais de 300 crianças, em aproximadamente 170 famílias.
Modalidades de Intervenção
Preservação Familiar: Intervenção integrada com o fim último de preservar a criança no seu meio natural de vida, potenciando competências de cuidado e prevenindo situações de perigo que possam conduzir à necessidade de retirada da família de origem.
Reunificação Familiar: Intervenção integrada com o objetivo de acompanhar o regresso da criança ou jovem ao seu meio familiar de origem, promovendo competências e dinâmicas de cuidado que garantam uma reunificação segura.
Ponto de Encontro Familiar: constitui-se como um espaço neutro e seguro que visa a manter ou restabelecer ligações familiares nos casos de interrupção ou perturbação grave da convivência familiar, designadamente em situação de conflito parental e de separação conjugal.
O que fazemos
Após uma avaliação ecológica do risco, agimos mediante a implementação de Planos Integrados de Apoio à Família adequados à situação particular de cada família, valorizando uma intervenção sistémica, intensiva e complementar, que inclui:
· Acompanhamento psicossocial
· Capacitação parental individualizada, em domicílio ou espaço neutro;
· Educação parental grupal;
· Mediação familiar;
Paralelamente, agimos na e com a comunidade através da dinamização de fóruns comunitários, oficinas de formação, e ações de sensibilização e promoção dos Direitos da Criança.