Ao longo do seu ciclo de vida, as famílias são confrontadas com múltiplos desafios e com situações que podem colocar em risco o bem-estar físico, emocional e psicológico das crianças e jovens. Reconhece-se, portanto, a necessidade de programas de prevenção e de intervenção que fortaleçam competências e que apoiem as famílias na procura ativa de soluções mais protetoras para as suas crianças e jovens. Dessa forma torna-se possível manter ou restabelecer os vínculos familiares seguros, fundamentais ao desenvolvimento do bem-estar integral na infância.
O Programa de Fortalecimento Familiar das Aldeias de Crianças SOS pretende ser um espaço de intervenção e de relação, onde as abordagens colaborativas são a “chave” para promover competências de cuidado parental, para potenciar dinâmicas familiares protetoras e securizantes e, acima de tudo, para desafiar a reflexividade parental centrando-a na criança.
Em Portugal, o Programa de Fortalecimento Familiar trabalha através de Centros de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAPs), onde as nossas equipas intervêm com as crianças, jovens e famílias para as fortalecer e capacitar.