Programa de Fortalecimento Familiar

 

Modalidade de Reunificação Familiar

Nos CAFAP (Centros de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental) as nossas equipas trabalham Modalidades de Intervenção Familiar com as crianças, jovens e famílas para as fortalecer e capacitar. 

O que é?

A Reunificação Familiar é uma modalidade de Intervenção Familiar integrada e reparadora, focada no fortalecimento das dinâmicas familiares seguras e capazes de evitar a reocorrência de perigo.

A quem é dirigida?

A Reunificação Familiar é dirigia a famílias em risco, cuja gravidade da situação familiar tenha levado ao acolhimento da criança ou jovem.

Qual o seu objetivo?

A Reunificação Familiar pretende acompanhar a família na reintegração (regresso) da criança ao seu meio familiar de origem; promover dinâmicas familiares protetoras e capazes de evitar a reocorrência de perigo e intervir de forma intensiva com a família e altamente integrada com as entidades envolvidas na situação de acolhimento e retorno da criança.

Todas as crianças têm direito a crescer com segurança

As crianças têm que ser protegidas em caso de abuso e exploração e mantidas seguras em situações de perigo. Sendo-lhes garantidos os cuidados essenciais de abrigo, nutrição, saúde, afeto e educação para um pleno desenvolvimento.

Acredite num mundo onde todas as crianças crescem em amor e segurança. 

Apoie o nosso trabalho