Durante 71 anos, as Aldeias de Crianças SOS, a nível global, têm trabalhado para ajudar as crianças que perderam os cuidados parentais, ou que estão em risco de os perder. A UNCRC reconhece que estas crianças têm direitos especiais à proteção e a cuidados de qualidade, nos termos dos artigos 20, 21 e 25.
As crianças que perderam ou estão em risco de perder os cuidados parentais estão entre as pessoas mais vulneráveis nas nossas comunidades às violações dos seus direitos humanos. Promovemos e somos guiados pelas Diretrizes das Nações Unidas para os Cuidados Alternativos para Crianças, para as quais as Aldeias de Crianças SOS deram contribuições chave. As diretrizes foram adotadas pela Assembleia Geral da ONU em 2009 e servem como normas internacionais para assegurar que as crianças sem cuidados parentais, ou em risco de os perderem, sejam adequadamente protegidas e apoiadas.
Como organização com vasta experiência na prestação de cuidados alternativos de qualidade para crianças, trabalhamos em parceria com governos, comunidades e outros parceiros relevantes para fomentar as suas capacidades para cumprir as disposições das Diretrizes das Nações Unidas para os Cuidados Alternativos para Crianças. Isto inclui o apoio do Programa de Fortalecimento Familiar (PFF) em fortalecer as famílias biológicas, evitando assim, que as crianças ou jovens sejam enviadas para o acolhimento.