Hoje sonhei com a tua casa.

No Distrito da Guarda, há crianças a precisar duma família que as acolha.

"É uma casa incrível onde posso brincar e ser criança.

Nessa casa, vive uma família que gosta de estar comigo e tem tempo para mim.

A casa tem muiitas cores e umas vistas bonitas, da janela vejo um futuro bom!"

 

Porque cada criança tem direito a uma família!

Quais são os passos para ser uma

Família de Acolhimento?

1. 

Preencher o formulário

O passo mais importante já foi dado ao mostrares interesse no Acolhimento Familiar. O que podes fazer agora?

Preenche o nosso formulário para que possamos conversar contigo.

2. 

Entramos em contacto

É natural que nesta fase tenhas dúvidas. É para ajudar a esclarecer essas dúvidas que vamos contactar-te e convidar-te a participar numa sessão informativa. Nesta sessão, poderás colocar todas as questões que possam surgir.

3. 

Analisamos o seu perfil

Por último, daremos início a um processo de análise dos diferentes aspetos da tua situação atual e da tua família. Esta análise permite assegurar que estas crianças e adolescentes possam encontrar o carinho que necessitam num lugar seguro, responsável e emocionalmente estável.

Todas as crianças precisam de uma casa e de uma família.

No distrito da Guarda, muitas crianças e jovens necessitam de uma família de acolhimento, que lhes ofereça um ambiente caloroso, estável e seguro
A tua casa pode ser essa casa! Com afeto, carinho e dedicação podes ajudar uma criança a ter uma segunda oportunidade de vida! 

FAQ´s

Ao receber uma criança ou jovem, espera-se que a família de acolhimento esteja motivada e que o compromisso seja partilhado por todo o agregado familiar, que tenha disponibilidade para proporcionar à criança acolhida os cuidados diários, que disponibilize o acompanhamento e atenção individualizados necessários e que tenha capacidade para estabelecer vínculos afetivos estáveis e seguros.

Para um bom acolhimento, é preciso respeitar a história de vida da criança e da sua família, a sua identidade e cultura e ter abertura para estabelecer uma relação de colaboração com a família da criança. Ao acolher uma criança ou jovem vítima de situação de perigo, é essencial empatia, é necessária paciência, flexibilidade e perseverança.

A família de acolhimento deve ter disponibilidade para participar em processo de formação inicial e contínuo e ao longo do acolhimento familiar é importante a colaboração com a equipa de profissionais envolvidos no acompanhamento da medida.

Uma Familia de Acolhimento recebe entre €576,52 e €749,78 para a criança acolhida. Este valor depende da idade da criança e suas necessidades particulares e é actualizado de acordo com o Indexante dos Apoios Sociais.

São aquelas que viveram situações que as colocaram em perigo ou em situação de desprotecção (maltrato físico e/ou emocional, negligência, abandono, abuso, etc) e, por isso, experienciaram situações de sofrimento. Este sofrimento condiciona, muitas vezes, o desenvolvimento das crianças e jovens e o seu comportamento, sendo essencial reparar os efeitos destas histórias de vida através do afecto e segurança que as famílias de acolhimento lhes podem garantir.

Cuidar do bem-estar e do futuro das crianças e jovens da nossa comunidade é um dever de todos e de cada um.

Preencha o Formulário!

Ficha de Manifestação de Interesse