#Participação

Um futuro mais inclusivo e democrático

As Aldeias de Crianças SOS em Portugal e no mundo, em consonância com o Conselho da Europa, reconhecem a urgência de inovar na participação juvenil. As novas gerações estão a mobilizar-se por meio de plataformas digitais, redes sociais e iniciativas de grassroots para se fazerem ouvir. Estamos a assistir a uma transformação na cidadania ativa, onde os jovens não apenas reivindicam um assento à mesa, mas também criam a sua própria mesa. Esta é uma chamada de atenção para a inclusão das suas vozes nos processos de decisão, valorizando as suas perspetivas únicas para um futuro mais inclusivo e democrático. A nossa missão é ampliar estes espaços, investir em métodos participativos que fomentem a liderança jovem e assegurar que cada voz seja não apenas ouvida, mas atendida.

As Aldeias de Crianças SOS em Portugal e no mundo lideram pelo exemplo, abraçando novas formas de participação juvenil que ecoam por todo o globo. Exemplar é o projeto "YouthCan!", que mobiliza jovens de vários países, como Ruanda e Roménia, transformando-os em co-criadores de programas destinados à sua geração. Os jovens, dotados de experiências e visões únicas, assessoram outros jovens de forma estratégica e agem nos níveis nacional e global.

Tomemos, por exemplo, a iniciativa da Youth Advisory Board, onde jovens com experiência em cuidados alternativos usam a sua voz para influenciar mudanças reais numa comunidade. Eles trazem consigo um entendimento íntimo dos desafios na transição para a vida independente, fazendo das suas recomendações um poderoso instrumento para mudança. Tais iniciativas ressoam o compromisso das Aldeias de Crianças SOS com o empoderamento dos jovens, demonstrando que quando são oferecido os meios, eles não só participam, mas lideram a construção de um futuro mais promissor e amigo.

Este espírito é refletido globalmente nos esforços da SOS Children's Villages em locais como a Finlândia, onde jovens assumem papéis de liderança e advocacia por direitos infantis e juvenis em cuidados alternativos. Um jovem finlandês, membro do SOS Young Developers Group, elevou suas preocupações ao palco internacional na Revisão Periódica Universal dos direitos humanos da ONU, demonstrando o impacto que um jovem pode ter.

Com efeito, o empenho das Aldeias de Crianças SOS no fomento da participação juvenil é uma jornada com muitos rostos e histórias, cada uma delas um testemunho do potencial ilimitado que a juventude possui quando lhe é dada a oportunidade de liderar. Ao investir em plataformas que estimulam o diálogo, ação e inovação, as Aldeias de Crianças SOS não estão apenas a ouvir os jovens; estão a equipá-los para o amanhã.

Para aprender mais sobre estes programas e iniciativas, visite os websites das Aldeias de Crianças SOS e do Conselho da Europa, que oferecem uma visão abrangente sobre as novas formas de participação juvenil e as melhores práticas no empoderamento dos jovens.

As Aldeias de Crianças SOS são a maior organização do mundo a apoiar crianças e jovens em perigo ou em risco de perder o cuidado parental.
 

Acredite num mundo onde todas as crianças crescem em amor e segurança. 

Apoie o nosso trabalho