#SaúdeMental

Saúde Mental em Foco!

_________

Aldeias de Crianças SOS em Portugal

É alarmante que três em cada dez portugueses já tenham sido diagnosticados com depressão, segundo um recente estudo divulgado pela Lundbeck Portugal. Estes números avassaladores exigem uma atenção redobrada, especialmente quando 77,3% da população tem ou já teve um amigo ou familiar próximo diagnosticado com a doença.

Um Problema Nacional

Nas Aldeias de Crianças SOS, estamos profundamente conscientes dos desafios crescentes na área da saúde mental em Portugal, em especial, no que respeita à depressão. Este cenário já preocupante viu um agravamento significativo com a irrupção da pandemia de COVID-19, a qual exacerba ainda mais as lacunas no sistema de saúde pública. O Serviço Nacional de Saúde (SNS), em um período já marcado por diversas dificuldades, encontra-se em um dilema para oferecer os cuidados apropriados a uma população em crescente necessidade. Este é um chamado para a reflexão e ação coletivas, no sentido de fortalecermos os sistemas de apoio à saúde mental em nosso país.

Estigma Social e Misconcepções

Consideramos fundamental destacar as descobertas recentes que demonstram que, apesar da maioria dos portugueses compreender que a depressão é, efetivamente, uma doença, ainda existe um contingente significativo de 28,5% que a vê como um mero "estado de espírito". Esta visão errada, aliada à sensação de que a doença é desvalorizada socialmente, contribui para a perpetuação do estigma em torno da depressão. Esta situação é especialmente preocupante, pois actua como uma barreira adicional para aqueles que necessitam procurar tratamento adequado.

É imperativo que, como sociedade, trabalhemos para corrigir estas percepções erradas e façamos um esforço colectivo para desmistificar a depressão, encorajando um diálogo aberto e o acesso a cuidados de saúde mental eficazes.

O Papel das Aldeias de Crianças SOS em Portugal

Nas Aldeias de Crianças SOS, estamos profundamente comprometidos com o bem-estar integral das crianças e das suas famílias, o que inclui não apenas as necessidades físicas, mas também as emocionais e psicológicas. Compreendemos que a saúde mental é uma peça fundamental para a estabilidade e desenvolvimento saudável de cada criança e, consequentemente, para a harmonia da família como um todo. 

É neste contexto que a resposta social CAFAP (Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental), inserida em nosso Programa de Fortalecimento Familiar, assume uma relevância especial. Este programa foi concebido para trabalhar directamente com as famílias em situações vulneráveis, com o objectivo de fortalecer os laços familiares e proporcionar as ferramentas necessárias para que possam enfrentar, de forma resiliente e informada, os desafios associados à saúde mental. Através de sessões de aconselhamento, workshops e actividades que promovem a saúde mental e emocional, buscamos criar um ambiente onde o estigma em torno de temas como a depressão possa ser desfeito.

O cenário agravado pela pandemia da COVID-19 reforça a urgência deste tipo de iniciativa. Com o aumento da prevalência de condições como a depressão, como indicam estudos recentes, torna-se imperativo que estruturas de apoio robustas estejam disponíveis para as famílias. O Serviço Nacional de Saúde, já sobrecarregado, enfrenta limitações, o que torna ainda mais crucial o papel de organizações como as Aldeias de Crianças SOS em preencher essas lacunas.

Entendemos que desmistificar a depressão e outros desafios de saúde mental começa no núcleo familiar. Quando equipadas com as informações e recursos adequados, as famílias são mais aptas a buscar o tratamento necessário e a criar um ambiente onde cada membro, adulto ou criança, possa florescer. Portanto, reiteramos o nosso compromisso em continuar a lutar por uma sociedade onde a saúde mental seja uma prioridade e onde cada criança possa crescer num ambiente de amor, segurança, respeito e compreensão.

As Aldeias de Crianças SOS são a maior organização do mundo a apoiar crianças e jovens em perigo ou em risco de perder o cuidado parental.
 

Acredite num mundo onde todas as crianças crescem em amor e segurança. 

Apoie o nosso trabalho