#Educação

Qual o papel da arte na Educação?

A educação é uma tela em branco onde cada experiência, cada lição, e cada descoberta adiciona cor e vida ao crescimento de uma criança. A arte é uma aliada silenciosa, mas poderosa na jornada de aprendizagem dos jovens que acompanhamos. Em Portugal, nas Aldeias de Crianças SOS, a "Educação e Arte" desempenham um papel transformador, especialmente visível no trabalho de Ottoni (@dottoniartes) com os Jovens Estrangeiros Não Acompanhados (JENA), onde a arte se torna uma ferramenta de inclusão social e expressão pessoal.

Desde os primeiros rabiscos incertos nas paredes até às melodias simples cantaroladas inconscientemente, as crianças começam a sua aventura na arte quase desde o berço. Esta expressão artística precoce é essencial, pois ao mergulhar no mundo das formas e das cores, as crianças não só exploram a sua criatividade, mas também cultivam habilidades cognitivas complexas. A arte estimula o pensamento crítico, a resolução de problemas e a inovação. Ao encorajar os mais novos a pintar ou a desenhar, estamos a ajudá-los a entender e a interpretar o mundo que os rodeia. Concorda?

Podemos dizer que as cores são quase mágicas e capturam a atenção quase que total de uma criança?

Se calhar sim, as cores são uma linguagem universal que transmite emoções e sentimentos sem necessidade de palavras. Ao brincar com diferentes tonalidades, as crianças aprendem sobre harmonia e contraste, sobre o calor e a calma, e sobre como o mundo é um espectro vasto e maravilhoso de possibilidades.

A música, por sua vez, é a melodia que acompanha o crescimento de uma criança. É através das notas e dos ritmos que os pequeninos desenvolvem a sua audição e a sua fala, aprendendo padrões que serão a base para a linguagem e para outras formas de comunicação. A arte musical é também uma dança de memórias e emoções que ajuda a forjar ligações profundas com o mundo e com os outros.

A arte, contudo, vai muito além do visual e do auditivo. Ela é movimento, expressão e narração. A dança, o teatro e a literatura são todas extensões da capacidade humana de contar histórias e de conectar-se emocionalmente com os outros. Através destas diversas manifestações artísticas, as crianças aprendem a empatia, a colaboração e a confiança, ferramentas essenciais para a vida em sociedade.

O artista Ottoni, nas Aldeias de Crianças SOS, abraça esta multiplicidade de expressões artísticas para construir pontes entre culturas e histórias de vida. Ele não apenas ensina técnicas artísticas, mas também permite que os jovens JENA encontrem uma voz para as suas próprias narrativas, muitas vezes silenciadas ou esquecidas. A arte torna-se assim um veículo para a integração social, um espaço onde a individualidade é celebrada e a diversidade é uma força. Para Ottoni:

 

 “Só o facto de eles pararem 1h30 para poder fazer a oficina, já os estimula a pesquisar, a procurar mais conhecimento. A arte em si já é uma terapia. Desenhar, pintar leva-nos para outra dimensão, viaja-se nas cores, nos traços. E isto dá esperança a estes jovens.” 

Nas Aldeias de Crianças SOS, a arte é uma companheira constante no desenvolvimento das crianças e dos jovens. Ela é uma forma de linguagem que transcende as palavras, um meio de explorar sentimentos e experiências, e um método para fortalecer a identidade e a autoestima. A "Educação e Arte" não são vistas apenas como partes de um currículo, mas como peças fundamentais no crescimento integral de cada criança.

Assim, num mundo onde a educação muitas vezes se concentra em resultados e avaliações, as Aldeias de Crianças SOS em Portugal lembram da importância vital da arte. Educar com arte é promover a criatividade, a compreensão e a compaixão – é preparar as crianças para não apenas enfrentarem o mundo, mas para o colorirem com as tonalidades brilhantes da sua própria expressão única.

Obrigado Ottoni pelo maravilho trabalho que está a fazer com os jovens que acompanhamos.

As Aldeias de Crianças SOS são a maior organização do mundo a apoiar crianças e jovens em perigo ou em risco de perder o cuidado parental.
 

Acredite num mundo onde todas as crianças crescem em amor e segurança. 

Apoie o nosso trabalho