#Direitos das Crianças

Princípios Fundamentais dos Direitos da Criança

Contexto Histórico

Os Direitos da Criança foram reconhecidos gradualmente como uma área crítica de direitos humanos. A Declaração dos Direitos da Criança, adotada pelas Nações Unidas em 1924, foi um dos primeiros passos neste sentido. Posteriormente, a ONU adotou a sua própria Declaração dos Direitos da Criança em 1959, mas foi a Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC) de 1989 que se tornou o tratado internacional vinculante que conhecemos hoje. 

A Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC):

A CDC é o tratado de direitos humanos mais amplamente ratificado da história, sendo aceite por quase todos os países do mundo. Ela estabelece uma série de direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais que todos os Estados Partes devem assegurar a todas as crianças. Entre esses direitos, encontram-se o direito à vida, à saúde, à educação, e à proteção contra a violência e a discriminação. 

 

A CDC é baseada em quatro princípios fundamentais: 

Não Discriminação

Todas as crianças têm direito a igual tratamento, independentemente de sua raça, sexo, língua ou religião

Interesse Superior da criança

Todas as ações relacionadas à criança devem considerar o seu melhor interesse

Direito à vida, sobrevivência e desenvolvimento

Cada criança tem o direito inerente à vida, e os Estados devem garantir, na medida máxima possível, o seu desenvolvimento

Participação

As crianças têm o direito de expressar suas opiniões em todos os assuntos que as afetem, e suas opiniões devem ser consideradas de acordo com sua idade e maturidade

Desafios e Implementação

Apesar do reconhecimento global da importância dos Direitos da Criança, muitos desafios persistem. A implementação das disposições da CDC varia amplamente, com alguns países enfrentando obstáculos significativos, como conflitos, pobreza, desigualdade e barreiras culturais. 

A introdução aos Direitos da Criança das Nações Unidas oferece uma visão abrangente da evolução, da natureza e da importância desses direitos. Destaca a necessidade universal de proteger e promover os direitos e o bem-estar das crianças, ao mesmo tempo em que reconhece os desafios existentes na implementação efetiva desses direitos em todo o mundo. 

As Aldeias de Crianças SOS são a maior organização do mundo a apoiar crianças e jovens em perigo ou em risco de perder o cuidado parental.
 

Acredite num mundo onde todas as crianças crescem em amor e segurança. 

Apoie o nosso trabalho