#Saúde Mental

Jovens Acompanhados e Saúde Mental

Equipas de Autonomia Supervisionada e Apartamentos de Autonomização

O desporto como ferramenta de integração

No decorrer das férias letivas, os jovens acompanhados pela Equipa de Autonomia Supervisionada e pelo Apartamento de Autonomização da Associação das Aldeias de Crianças SOS tiveram oportunidade de participar semanalmente, em diversas atividades culturais e de lazer.

Estas atividades promovem a partilha de experiências, a criação e consolidação das relações de confiança entre equipa e jovens e o desenvolvimento de relações saudáveis entre pares que sustentam a sua rede de suporte relacional e emocional. A participação nestes momentos permite-nos ainda potenciar a aprendizagem da língua portuguesa e da história de Portugal.

Destacando a prática desportiva não só como um dos maiores interesses destes jovens, mas também como uma das dimensões fundamentais para a sua saúde mental, nos dias 17 e 18 de agosto tivemos a oportunidade de visitar o Estádio do Futebol Clube do Porto. Os jovens percorreram a parte histórica da cidade, andaram de teleférico pela primeira vez e através dele puderam ter um olhar panorâmico sobre a ponte, o rio e os monumentos.

Pelo olhar de um jovem acompanhado…

A natureza contribui de forma positiva para a nossa saúde, permitindo recuperar de situações de grande tensão ou problemas pré-existentes, promovendo uma maior clareza de pensamento.

Nesta perspetiva, os jovens acompanhados pela Equipa de Autonomia Supervisionada e pelo Apartamento de Autonomização da Associação das Aldeias de Crianças SOS visitaram a vila de Sintra e, em particular, o Castelo dos Mouros. Durante este passeio, os jovens realizaram uma reportagem fotográfica captando diversos momentos de grupo e individuais, proporcionando à equipa um olhar sobre o seu mundo interno, a forma como estes olham para o mundo.

As Aldeias de Crianças SOS são a maior organização do mundo a apoiar crianças e jovens em perigo ou em risco de perder o cuidado parental.
 

Acredite num mundo onde todas as crianças crescem em amor e segurança. 

Apoie o nosso trabalho