#Histórias de Sucesso

Conversa com Soraia

Programa de Fortalecimento Familiar

A esperança de uma Mãe

Soraia, uma mulher de 32 anos, residente na região norte de Portugal, é muito mais do que uma jovem mãe que enfrenta desafios diários; é a personificação da resiliência e do otimismo. A música é uma paixão que traz consigo desde muito jovem e tem sido a sua âncora ao longo do seu percurso de vida, marcado por altos e baixos. A sua história não é apenas sobre superar obstáculos, mas sobre uma jornada de esperança, amor e determinação inabalável.

Aos 19 anos, Soraia teve o seu primeiro filho, hoje com 13 anos, iniciando uma jornada árdua e complexa. Enfrentou obstáculos inimagináveis com a sua família e, sobretudo, consigo mesma.

Não sou a melhor mãe do mundo, mas aprendi a respeitar as opiniões dos meus filhos. Dou-lhes o máximo e quero que sejam felizes”, diz Soraia.

Onze anos se passaram e mais recentemente, já com 30 anos, teve uma menina, agora com 3 anos de idade.

Soraia e os seus filhos são acompanhados pelo Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) das Aldeias de Crianças SOS em Portugal. A intervenção foca-se na melhoria da qualidade das interações familiares e na promoção de uma parentalidade protetora. Por um lado, pretende-se preservar os laços afetivos entre os membros da família e, por outro, pretende-se trabalhar para a reunificação familiar, isto é, para o regresso do filho mais velho a casa após período de acolhimento residencial. Com o trabalho que tem sido desenvolvido, Soraia expressou-nos a sua gratidão:

 

“Há 2 anos, as visitas ao meu filho eram na casa de acolhimento. Agora, ele vem a minha casa de 15 em 15 dias aos sábados. É maravilhoso e sinto-me muito grata por isto.”

 

Continua, “Sem o CAFAP, era impossível imaginar a relação que tenho com o meu filho hoje. Eles ouvem-me, apoiam-me e, o mais importante, não me julgam.”

Soraia reconhece o acompanhamento do CAFAP como sendo crucial para as mudanças que tem vindo a realizar na sua vida.  Confessa que está a aprender a parar, pensar e só depois agir. Diz-nos que “muita gente tem uma apreciação errada dos CAFAPs. Eles não querem 'roubar' as nossas crianças, pelo contrário. O resultado do trabalho deles é maravilhoso.”

Como muitas outras mães, Soraia enfrentou vários desafios relacionados com a parentalidade. No entanto, com o apoio do CAFAP das Aldeias de Crianças SOS em Portugal, encontrou ajuda e, acima de tudo, respeito e compreensão pela sua história.

Soraia finaliza a nossa conversa com uma nota de positividade, dizendo:

 

“Se alguém for encaminhado para o CAFAP das Aldeias de Crianças SOS, pode esperar um acompanhamento humano e com muita empatia. Sou muito grata por tudo o que estão a fazer pela minha família.”

 

Desejamos à Soraia uma vida repleta de conquistas e momentos felizes em família junto dos seus filhos. Continuaremos a ouvi-la e a trabalhar lado a lado.

As Aldeias de Crianças SOS são a maior organização do mundo a apoiar crianças e jovens em perigo ou em risco de perder o cuidado parental.
 

Acredite num mundo onde todas as crianças crescem em amor e segurança. 

Apoie o nosso trabalho