#Histórias de Sucesso

Conversa com Abrãao

Programa de Cuidados Alternativos

O Abraão migrou da angola para Portugal com apenas 12 anos de idade. Por necessidade, 3 meses após a sua chegada, foi encaminhado para uma das Casas de Acolhimento Residencial das Aldeias de Crianças SOS. Foi neste momento que o peso do mundo caiu sob suas costas e teve de amadurecer para enfrentar os desafios da vida.

Segundo Abrão, “a equipa das Aldeias de Crianças SOS me ajudaram a perceber a minha história. Tive sorte que não houve muita rotatividade na minha casa e pude criar laços fortes com a minha cuidadora e as outras crianças que estavam acolhidas também. Hoje eu considero-as como meus irmãos, minha família”.

Quando perguntado sobre a sua personalidade, ele disse: “Sou mais reservado, mas consigo ser extrovertido quando estou à vontade no num ambiente”. Abraão está a estudar Ciências Políticas e Relações Internacionais na Universidade Lusófona. "Gosto muito do curso e para o ano vou realizar um estágio de três meses no Brasil, no departamento do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Estou um pouco nervoso com esta experiência, mas sinto que esta oportunidade me fará muito bem”.

Além dos estudos, Abraão está envolvido em dois grupos de investigação fora da universidade. Um deles concentra-se na simulação de jogos e inteligência artificial, enquanto o outro está focado no voluntariado. Com tantas atividades a acontecer em sua vida, perguntámos ao jovem Abraão qual era o seu maior sonho e a sua resposta foi bem objetiva, Meu maior sonho é criar uma organização em Angola para apoiar jovens em situação de vulnerabilidade que queiram estudar”.

Por fim, quando perguntámos ao jovem se existiu algum momento que o marcou mais ao longo destes 9 anos de acolhimento, ele não exitou em responder: “O evento - Portugal de Bicicleta – ficou marcado na minha memória. Cruzamos Portugal três vezes, por diferentes regiões, explorando o norte, o litoral e o interior do país.”

Abraão, que continues a ser esta pessoa fantástica que és!
Que o seu sonho um dia se realize e que tenhas todo o sucesso do mundo no seu estágio no Brasil.

As Aldeias de Crianças SOS são a maior organização do mundo a apoiar crianças e jovens em perigo ou em risco de perder o cuidado parental.
 

Acredite num mundo onde todas as crianças crescem em amor e segurança. 

Apoie o nosso trabalho