#Histórias de Sucesso

A viagem do Abas e o regresso a Portugal

Autonomia, responsabilização e persistência

Equipa de Autonomia Supervisionada

No ano de 2023 ocorreu uma situação atípica de relevo, que veio reforçar o valor Coragem que orienta a nossa intervenção. Um jovem estrangeiro não acompanhado (JENA), menor de idade, viajou para visitar um amigo num país terceiro sem assegurar os trâmites legais de comunicar às entidades competentes a sua intenção. O jovem viu o seu documento de identificação apreendido pelas autoridades quando chegou ao seu destino tendo sido acolhido num serviço desse país.

Manteve sempre contacto com a Equipa de Autonomia Supervisionada das Aldeias de Crianças SOS e pediu para regressar a Portugal, país que o acolheu, por forma a dar continuidade ao seu projeto de vida – terminar o ensino secundário e iniciar atividade laboral - e, onde tem rede de suporte. Tendo em consideração os objetivos e projeto de vida do jovem, a equipa não desistiu, e, após todas as diligências necessárias, as Aldeias de Crianças SOS em Portugal responsabilizaram-se pelo seu regresso, com carater urgente, a território nacional, garantindo um re-acolhimento acompanhado e seguro por parte da equipa.

Nem sempre tomamos as melhores decisões, fenómeno inerente a todos nós. No entanto, o que frequentemente faz a diferença é ter alguém do nosso lado que nos apoie e suporte.

O papel da Equipa de Autonomia Supervisionada é empoderar os jovens, considerando o seu perfil e contexto, para assumirem a autoria das suas vidas, proporcionando as condições necessárias ao desenvolvimento de competências e sentido de responsabilidade, que lhes permita adquirir progressivamente autonomia de vida facilitando a sua integração comunitária de forma plena e segura.

As Aldeias de Crianças SOS são a maior organização do mundo a apoiar crianças e jovens em perigo ou em risco de perder o cuidado parental.
 

Acredite num mundo onde todas as crianças crescem em amor e segurança. 

Apoie o nosso trabalho