#Participação

Empoderar é construir o amanhã, hoje!

Com o firme compromisso de fortalecer as vozes dos jovens, as Aldeias de Crianças SOS em Portugal e no mundo estão a trabalhar muito neste sentido, fornecendo não só as ferramentas, mas também o espaço necessário para que os jovens exerçam influência ativa e significativa nas decisões que impactam diretamente as suas vidas e comunidades. O ambicioso projeto "Together", com o apoio financeiro da União Europeia, é um esforço concertado para ampliar a participação dos mais novos no diálogo democrático, capacitando 40 jovens como líderes formadores e promovendo o envolvimento direto de 425 crianças e adolescentes em oficinas de “troca de saberes”. Esta parceria estratégica reflete um investimento profundo no fortalecimento do envolvimento infantil e juvenil a todos os níveis decisórios, reforçando a convicção de que:

os jovens, quando equipados com o conhecimento das suas próprias capacidades, são capazes de impulsionar mudanças substanciais e positivas na sociedade.

Complementando essa abordagem, a plataforma online YouthLinks Community, criada em 2021 e que já atinge mais de 3.200 usuários em mais de 50 países, serve como um espaço seguro para os jovens construírem habilidades e colaborarem para um impacto maior. A participação de jovens está no cerne do YouthCan!, cuja abordagem é guiada por um conselho consultivo de jovens que atuam como co-criadores e fornecem conselhos estratégicos ao programa, usando as suas experiências de vida para influenciar mudanças e garantir que as suas necessidades sejam entendidas e atendidas.

Esses programas são vitais para garantir que os jovens não tenham apenas os seus direitos respeitados e suas vozes ouvidas, mas também para reconhecer os benefícios que a sua participação ativa pode trazer para eles e para a sociedade como um todo. Reconhece-se que os adultos podem não perceber totalmente as necessidades dos jovens, o que torna ainda mais crucial que eles mesmos tenham a oportunidade de expressá-las.

 

No contexto de empoderamento jovem e tomada de decisão, é fundamental ressaltar a importância da formação de lideranças juvenis que possam ser exemplos positivos. Joonatan Ikonen, por exemplo, membro e mentor do grupo SOS Young Developers na Finlândia, é um defensor dos direitos das crianças e jovens, especialmente no reforço da participação infantil e juvenil nos cuidados alternativos. A sua intervenção na Revisão Periódica Universal dos direitos humanos da ONU sublinhou a necessidade de maior participação infantil e juvenil na tomada de decisões.

Estes esforços refletem uma compreensão mais ampla de que os jovens não são apenas beneficiários de políticas e programas, mas atores cruciais de mudança. Ao serem ouvidos e ao participarem ativamente, os jovens desenvolvem um sentido de propriedade e compromisso com o seu próprio bem-estar e com o de suas comunidades.

Em última análise, ao capacitar jovens, estamos a investir num futuro mais inclusivo e democrático, onde cada voz tem o poder de influenciar de modo positivo a sociedade. Esta também é a nossa luta: garantir que cada jovem possua as competências, a confiança e as oportunidades para moldar um mundo melhor para si e para os outros.

É um trabalho contínuo, que requer dedicação, empatia e, sobretudo, uma convicção sólida no potencial ilimitado da juventude.

As Aldeias de Crianças SOS são a maior organização do mundo a apoiar crianças e jovens em perigo ou em risco de perder o cuidado parental.
 

Acredite num mundo onde todas as crianças crescem em amor e segurança. 

Apoie o nosso trabalho