#Direitos Humanos e Solidariedade

Agir pela bondade

Equipa de Autonomia Supervisionada

Os Direitos Humanos são inatos e universais: existem para TODOS desde a nossa existência. É importante conhecê-los. Nesse sentido, deixamos o convite a (re)descobri-los em família ou entre amigos.

Na Associação das Aldeias de Crianças SOS regemos a nossa intervenção pela defesa e promoção dos Direitos Humanos como forma de combater discriminações, injustiças e garantir a igualdade de oportunidades para todos/as. Trabalhamos diariamente com aqueles cujos direitos não foram assegurados. 

O Balla é um jovem de 18 anos, da Guiné-Conacri, acompanhado pela Equipa de Autonomia Supervisionada desde janeiro de 2023, que viu os seus direitos serem violados no seu país de origem e também durante o percurso até Portugal.

É um exemplo de que não temos de reproduzir aquilo que nos aconteceu, podemos em segurança escrever a nossa história de uma outra forma.

Aos 17 anos o Balla teve a sua primeira experiência de voluntariado e, nesta edição, fala-nos sobre isso. 

Fiz voluntariado na Santa Casa da Misericórdia da Galiza do fim de Junho a Setembro de 2023. Lá ajudava nas atividades diárias das crianças, por exemplo: nas atividades desportivas, jogar futebol, voleibol, rugby; trabalhos manuais como pintar, origami; exercícios escolares como problemas de matemática. Também fazia a vigilância das crianças em parques ou na praia quando as atividades eram nestes sítios. 

Nesta experiência eu ganhei refeições grátis todos os dias, interação com as crianças, pratiquei português com as crianças, conheci mais pessoas que me ajudaram a conhecer a cultura portuguesa, assim como outras culturas que também estavam representadas no programa (Angola, Brasil, Guiné-Bissau, Cabo Verde). 

Aprendi a ajudar crianças sem condições para irem de férias com os seus pais. Aprendi também o autocontrolo na interação com as crianças que muitas vezes gritavam ou diziam coisas más; aprendia a gerir situações difíceis com toda a energia que as crianças tinham. 

Se pudesse aconselhar alguém a fazer voluntariado diria que é muito bom para ter mais experiência numa área profissional, mas também ajuda quem mais precisa e isso é muito importante! 

Todos juntos, temos a obrigação de assegurar um futuro onde todas as crianças crescem com amor, respeito e segurança!

As Aldeias de Crianças SOS são a maior organização do mundo a apoiar crianças e jovens em perigo ou em risco de perder o cuidado parental.
 

Acredite num mundo onde todas as crianças crescem em amor e segurança. 

Apoie o nosso trabalho