#Cuidados Alternativos

Cuidados Alternativos

na Infância e Juventude

Equipa de Autonomia Supervisonada 

Garantir este espaço seguro e de confiança, torna-se da responsabilidade de todos nós.

Todas as crianças têm direito a crescer em segurança e a desenvolverem o seu potencial consoante as suas características e necessidades individuais. Na impossibilidade temporária ou permanente de a família garantir este espaço seguro e de confiança, torna-se da responsabilidade de todos nós e, particularmente do Estado, assegurar a proteção, o cuidado, a satisfação das necessidades e o desenvolvimento saudável de cada uma. O Cuidado Alternativo (ao da família), em que cada criança ou jovem é integrada mediante avaliação diagnóstica técnica e especializada, é determinado pelas entidades competentes, podendo passar por uma família de acolhimento, uma casa de acolhimento residencial, um apartamento de autonomização ou outras respostas que se afigurem mais adequadas. 

A resposta dos Apartamentos de Autonomização (AA) destina-se a jovens, a partir dos 15 anos de idade, com necessidades de rotinas de vida em maior autonomia e flexibilidade, embora ainda sem condições para assumirem um grau de responsabilidade e de plena independência que lhes permita organizarem-se sem um acompanhamento presencial. 

Nos AA promovemos o desenvolvimento de competências a nível pessoal e social e reforçamos o encontro de cada jovem com a sua própria história, o entendimento das suas dificuldades, e a confiança nas suas capacidades de construção de um projeto de vida em autonomia, facilitadora da integração na sociedade. 

Apesar de todas as fases serem importantes no processo de desenvolvimento e amadurecimento, e de a relação com o “Outro” contribuir significativamente para a construção do nosso Ser, a fase da juventude/adolescência adquire particular relevo nos Cuidados Alternativos. Nesta fase de desenvolvimento surgem os maiores desafios de integração social derivados, por vezes, do questionamento interno, das ruturas consigo mesmo e com o mundo. Neste sentido, é fundamental que cada jovem tenha a possibilidade de se desenvolver num ambiente harmonioso e reparador de danos próprios, com os pares e adultos que o acompanham. Este ambiente permite pensar, refletir, cuidar de si e do “Outro”, tomar as decisões e fazer as escolhas rumo a uma autonomia plena e segura. 

As Aldeias de Crianças SOS são a maior organização do mundo a apoiar crianças e jovens em perigo ou em risco de perder o cuidado parental.
 

Acredite num mundo onde todas as crianças crescem em amor e segurança. 

Apoie o nosso trabalho