Esta notícia foi publicada na
Revista Aldeias - julho/2022

_____________

Entre os dias 2 e 3 de maio, o nosso Secretário Geral, Luís Cardoso de Meneses, esteve presente na reunião do Cluster Mediterrâneo das Aldeias de Crianças SOS, onde participaram as Aldeias de Crianças SOS de Itália, Espanha, Grécia, Portugal e França. Esta reunião acontece anualmente e este ano foi em Itália, na Aldeia SOS de Saronno, perto de Milão. A agenda foi repleta de atividades. 

No primeiro dia, os trabalhos começaram com uma breve introdução da Aldeia SOS de Saronno e contaram com a participação muito especial do Presidente das Aldeias de Crianças SOS Internacional, Dereje Wordofa.

Foram também discutidos assuntos como a importância da Saúde Mental e Apoio Psicossocial para as crianças e jovens que estão ao nosso cuidado. Após a pausa de almoço, houve uma troca de experiências entre todos os países presentes e o dia terminou com todos os diretores gerais, juntamente com o Presidente, a jogar futebol com as crianças e jovens da Aldeia SOS de Saronno.  

O segundo dia de reunião foi igualmente inspirador. Começou com uma discussão pormenorizada sobre o impacto do nosso trabalho com os jovens estrangeiros não acompanhados, onde Portugal teve a oportunidade de expor a sua experiência. Foram também abordados temas como a relevância da Angariação de Fundos nos países do Mediterrâneo e a importância das boas diretrizes para a salvaguarda das crianças ao nosso cuidado.  

Foi, sem dúvida, um encontro de partilha muito importante e inspirador para o nosso trabalho diário. Continuamos a trabalhar para garantir sempre que a qualidade da nossa intervenção está em primeiro lugar. 

 

Apoie o nosso trabalho