#Adolescência

Adolescência para um JENA

Equipa de Autonomia Supervisionada

A adolescência considerada como normativa revela-se nos processos confusionais que nela se inserem. A procura por uma identidade funciona quase como uma regra, traduzida em constantes escolhas. As inquietações, desassossegos e preocupações fazem parte do dia-a-dia. Enquanto adolescente, é permitido errar e aprender.

Existe tempo para se lançar na aventura que é a vida, e nesse período, cabe ao adulto, assegurar a segurança, normas e regras. Todavia, os JENA que a Equipa de Autonomia Supervisionada das Aldeias de Crianças SOS acompanha vivenciam um período de adolescência diferente. Não existe tempo e espaço para erros. Chegam ao país em situação de vulnerabilidade, pois, viram-se privados dos seus direitos, tendo como única alternativa abandonar o seu lar.

As preocupações são direcionadas para a sobrevivência, segurança e conquista do seu lugar num mundo totalmente novo. Desde cedo, têm de aprender a integrar-se num país substancialmente diferente e no qual devem conquistar a sua independência.

Quando chegam a Portugal, trazem apenas a lembrança e o sonho de um dia poderem ser alguém. A responsabilidade é acrescida e a tomada de decisão torna-se fulcral para este processo de crescimento e integração. Nestes casos, permitirem-se ser adolescentes, livres das preocupações quando acumulam responsabilidades semelhantes aos adultos é considerado um luxo, algo longínquo.

Portanto, ser adolescente depende das lentes de cada um. Depende das vivências, ideologias, cultura e meio ambiente. Cada um de nós sabe de uma forma muito pessoal o que foi ou é ser adolescente. Mas enquanto a uns é permitida essa vivência, a outros, são impostas obrigações, escolhas e desapegos.

Enquanto Associação que trabalha com e para crianças e jovens, semanalmente achamos fundamental a importância de organizar atividades, de promover memórias, momentos de partilha. As atividades são das mais variadas. No passado dia 22/06/2023, organizámos uma ida ao “Adventure Park”, tendo existido uma forte adesão por parte dos jovens. De forma informal, os jovens vão partilhando o seu dia-dia e afazeres. Existe tempo e espaço para a partilha das suas rotinas, pensamentos e ideias enquanto se divertem.

Fica assim a partilha de um registo fotográfico de um momento da atividade realizada.

As Aldeias de Crianças SOS são a maior organização do mundo a apoiar crianças e jovens em perigo ou em risco de perder o cuidado parental.
 

Acredite num mundo onde todas as crianças crescem em amor e segurança. 

Apoie o nosso trabalho