10ª Aniversário do CAFAP da Guarda

Programa de Fortalecimento Familiar

Nos passados dias 23 e 24 de maio o CAFAP da Guarda celebrou o seu 10º aniversário!

No dia 23 juntámos alguns parceiros da comunidade, uma família beneficiária de intervenção em cada uma das modalidades e algumas pessoas que, quer a nível interno quer externo, têm acompanhado o percurso do CAFAP da Guarda ao longo destes 10 anos. No dia 24 realizámos um encontro em formato World Café, onde contámos com a presença participada de vários parceiros de entidades do distrito da Guarda, uns com quem já desenvolvemos intervenção articulada, e outros que vieram pela curiosidade de descobrir o que podem esperar da intervenção do CAFAP.

Este evento representou, não só uma celebração da “vida” do CAFAP da Guarda, mas também do caminho que tem sido percorrido para promoção de uma Parentalidade protetora e responsiva.

 

Partilhamos a preocupação com o bem-estar de cada criança e procuramos promover uma parentalidade que salvaguarde os seus interesses e necessidades. Cada família tem as suas características e, dessa forma, a parentalidade pode ser exercida de múltiplas formas. É no equilíbrio entre a individualidade familiar e o garantir do superior interesse da criança que nós – CAFAP da Guarda – procuramos intervir. Abandonamos a ideia de que existe um modelo de família “croquete” – que agrade e sirva todos – para intervir com realidades familiares, sociais e culturais muito particulares. Acreditamos que os pais querem o melhor para os seus filhos, que nem todos sabem o que fazer em determinadas situações, e que em alguma altura da vida os pais têm o direito a sentir-se incapazes de fazer diferente, quer por desconhecimento, quer por desgaste.

Assim, o CAFAP da Guarda pretende focar-se naquilo que as famílias conseguem e são compententes a fazer; no que têm de bom (e que, não raras vezes, é negligenciado em prol de focar aquilo que têm de menos bom). Importa normalizar as dificuldades, aliviar a culpa e iluminar caminhos que os pais podem escolher para se aproximarem do que será melhor para os seus filhos.

As Aldeias de Crianças SOS são a maior organização do mundo a apoiar crianças e jovens em perigo ou em risco de perder o cuidado parental.
 

Acredite num mundo onde todas as crianças crescem em amor e segurança. 

Apoie o nosso trabalho