Assembleia Geral / 2023

Vivendo os Nossos Valores:

Como fortalecemos a nossa cultura?

A cultura organizacional é uma pré-condição fundamental para manter crianças e jovens seguros. Cada um de nós tem um papel a desempenhar, e cada um de nós deve se sentir seguro - incluindo a equipe e todas as pessoas envolvidas com o nosso trabalho. Portanto, é importante que definamos os comportamentos esperados de todos para criar uma cultura de salvaguarda.

Este tópico foi explorado através de um importante evento paralelo informal que ocorreu na Assembleia Geral na terça-feira à noite. Este evento reuniu os participantes para entender mais sobre o conceito de 'Viver nossos valores' e o impacto de comportamentos e competências orientados por valores. Isso inclui como eles moldam a cultura em nossa organização e como eles permitem uma mentalidade de auto-responsabilidade.

A estrutura de competência baseada em valores define os comportamentos esperados de todos para criar um forte ambiente de salvaguarda. Foi desenvolvido através de consultas com a liderança sênior e através de um extenso processo de feedback com funcionários de toda a federação.

Esta estrutura tem tudo a ver com mudar COMO fazemos o que fazemos para alcançar melhor o nosso PORQUÊ.

Os comportamentos descritos na estrutura ganham vida através da ancoragem da estrutura nas políticas e processos organizacionais e quando os líderes aplicam a estrutura em seus próprios comportamentos e tomada de decisão.

Através de um painel de discussão moderado com dois dos representantes da juventude e uma representação dos funcionários e líderes da SOS Children's Villages, o evento explorou como as experiências e a liderança compartilhadas podem desempenhar um papel importante no fomento da cultura de nossa organização enquanto modelam os comportamentos esperados descritos. 

Ciel, um jovem da Costa Rica, falou apaixonadamente sobre como seu guardião o ajudou, exibindo os comportamentos na discussão: “Este senhor me ajudou muito, eu estava lutando com muitas coisas emocionais, mas ele me fez sentir seguro - ele está lá para tudo o que eu preciso.” 

Siaka, outro dos representantes da juventude, citou a necessidade de certos valores, incluindo resiliência, unidade, coragem e responsabilidade. Os comportamentos precisam ser modelados, especialmente pelos líderes da organização. 

Compartilhando uma história pessoal de seu tempo na Etiópia, o presidente Dereje disse que é importante se expressar em intenção e não em palavras. Ele destacou que era importante “fazer algo bom, mesmo que ninguém te veja”

A CEO da SOS Children's Villages, Ingrid, questionou o público: “Como você está, como líder, vivendo a bondade? Como você está vivendo a inclusão? Como você está modelando esse comportamento? Isso precisa estar em nossas avaliações de desempenho. Colaboração, aprendizado contínuo e iniciativa, eles precisam ser modelados." 

Alfonso, o Diretor Nacional de Angola, falou dos valores vividos por sua equipa, falando sobre quanta coragem e compromisso foram levados para entregar seus programas em circunstâncias desafiadoras. “Temos que passar de um nível de conhecer nossos valores em um nível intelectual para vivê-los em um nível prático...Temos que ser modelos e liderar pelo exemplo. A responsabilidade é nossa, celebramos toda vez que vemos uma demonstração de viver nossos valores.”

Os participantes do evento se reuniram em torno de mesas destacando os diferentes valores e competências, e foram convidados a 'se comportar como crianças' - brincando com os brinquedos e materiais de arte oferecidos e criando representações visuais de nossos valores e comportamentos. 

A estrutura de competência baseada em Valores consiste em três elementos principais:

  • Valores: Coragem, Compromisso, Confiança, Responsabilidade
  • Competências básicas baseadas em valores: Bondade, Aprendizagem contínua, Inclusão, Iniciativa, Orientação para resultados
  • Competências de liderança baseadas em valores: Modelo, Empoderamento, Colaboração, Pensamento estratégico

 

Como Lilly Winder, Diretora Adjunta de Recursos Humanos e Desenvolvimento Organizacional, entusiasmou:

“Nossa estrutura é diferente dos modelos tradicionais de competência que falam sobre trabalho em equipe e comunicação. O nosso expressa o quão diferentes são nossas necessidades. Foi inspirado e desenvolvido consultando nossa comunidade global. Olhando para os comportamentos para criar o ambiente seguro e atencioso que precisamos para uma organização que trabalhe com algumas das crianças e jovens mais vulneráveis”.

Viver nossos Valores também é entendido como um bloco de construção de apoio para criar relacionamentos profissionais onde o novo Código de Conduta possa ser melhor compreendido e vivido para promover um ambiente atencioso e seguro para crianças e jovens em nossos programas e todos aqueles que trabalham para e conosco em direção à nossa missão impactante.

As Aldeias de Crianças SOS são a maior organização do mundo a apoiar crianças e jovens em perigo ou em risco de perder o cuidado parental.
 

Acredite num mundo onde todas as crianças crescem em amor e segurança. 

Apoie o nosso trabalho