Assembleia Geral / 2023

 

Reforçar a governação

nacional para uma

federação resiliente, coesa e eficaz.

Governação + Responsabilidade = Cuidados de qualidade... Será que esta equação funciona? Vamos ver!

  • Quando as Associações Membros da federação são governadas localmente;
  • orientadas pelo contexto;
  • alinhadas com os estatutos da Federação;
  • implementam políticas vinculativas;
  • têm vozes diversas no Conselho;
  • com Diretores Nacionais comprometidos e competentes e uma maior responsabilização;

Será que nós, como Federação, podemos fornecer opções de cuidados de qualidade?

Durante a Assembleia Geral, foi realizada uma mesa-redonda para explorar formas de fortalecer a governança nacional dentro da Federação, com a participação de nove Presidentes de Conselho e Chefes de Delegações representando diversas regiões. Presidida pelo Dereje Wordofa, Presidente, as discussões abordaram sistemas nacionais de conselho, processos e estruturas regulatórias, adaptação a ambientes em mudança, rotação de membros do conselho e orientação estratégica fornecida pelos conselhos nacionais e assembleias gerais. O painel também destacou o papel fundamental desempenhado pelos Conselhos Nacionais em áreas como proteção infantil, segurança no local de trabalho e outros. Essa discussão serviu como uma plataforma valiosa para compartilhar insights e promover a colaboração para aprimorar as práticas de governança dentro da Federação.

O Presidente Dereje estabeleceu o tom para o painel enfatizando o poder transformador da liderança em impulsionar a Federação além de meras estratégias. Ele ressaltou a importância de evitar armadilhas e priorizar avanços abrangentes em toda a federação para garantir um apoio abrangente às crianças e jovens em sua jornada rumo à autonomia. Uma liderança forte em todos os níveis, incluindo global, regional, nacional, programático e nas respostas sociais, foi considerada essencial para impulsionar a boa governança, implementar mudanças estratégicas, promover transparência e estimular a responsabilização.

Em relação ao tema dos sistemas, processos e estruturas regulatórias dos Conselhos Nacionais, os Presidentes de Conselho de nove países compartilharam suas experiências. Eles mencionaram que seus estatutos estão alinhados não apenas com o governo, mas também com a Federação. Para trazer novas ideias e perspetivas frescas, eles têm disposições para a eleição de novos membros do conselho em vez de ter uma adesão constante. "Nas Aldeias de Crianças SOS nos Brasil, realizamos uma assembleia geral a cada três anos e, embora atualmente tenhamos 20 membros do conselho, as pessoas não podem servir no conselho por mais de 9 anos. Além disso, elegemos pelo menos 2 novos membros a cada três anos", compartilhou Sonia Bruck, Vice-Presidente do Conselho das Aldeias de Crianças SOS no Brasil.

Gebran Nagy, Presidente do Conselho das Aldeias de Crianças SOS no Líbano, destacou como eles tomaram medidas sérias para fortalecer e promover a boa governança para superar lacunas criadas por desafios passados. "Nas Aldeias de Crianças SOS no Líbano, limitamos o critério de idade para os membros do conselho a 70 anos e implementamos sanções para aqueles que deixam de comparecer a três reuniões consecutivas, garantindo a responsabilização e combatendo a negligência em suas funções", compartilhou Gebran Nagy.

Embora diferentes panelitas tenham discutido como se adaptam a ambientes em mudança e rotacionam membros do conselho para incentivar perspetivas novas, estabelecer critérios de idade e implementar medidas mais rigorosas contra aqueles que negligenciam suas responsabilidades, o Presidente Dereje observou a luta contínua para permitir a existência de organizações locais fortes, credíveis e sustentáveis dentro de muitas Associações Nacionais. Ele compartilhou um exemplo em que um membro do conselho com longo tempo de serviço estava relutante em renunciar, pois ela estava na organização desde o início e não compreendia a importância de fornecer oportunidades para novos rostos.

"Nada para nós sem nós"

Em resposta a uma pergunta sobre a participação dos jovens nos conselhos, os panelitas informaram que atualmente não têm representantes jovens em seus conselhos. No entanto, nas Aldeias de Crianças SOS no Brasil, existe uma associação de jovens que fornece sugestões ao conselho em relação às preocupações dos jovens. O Presidente Dereje expressou a crença na ideologia dos jovens de "Nada para nós sem nós" e manifestou a esperança de que as vozes dos jovens sejam ouvidas em plataformas importantes.

As Aldeias de Crianças SOS são a maior organização do mundo a apoiar crianças e jovens em perigo ou em risco de perder o cuidado parental.
 

Acredite num mundo onde todas as crianças crescem em amor e segurança. 

Apoie o nosso trabalho