Marija recebe apoio no Programa de Fortalecimento Familiar das Aldeias de Crianças SOS da Macedónia desde 2018 e também participa no programa de empregabilidade para jovens.  

“Tenho 20 anos e sou uma estudante de direito em Skopje, na Macedónia do Norte. Também trabalho num banco. Vivo com o meu irmão mais velho que tem 24 anos e uma perturbação do desenvolvimento mental. Desde a semana passada que estamos ambos em isolamento social devido à pandemia do coronavírus.  

O meu irmão compreende completamente a gravidada da situação e, tal como eu, tenta divertir-se em casa. Ele gosta especialmente quando cozinhamos ou vemos filmes juntos. Muitas vezes vemos vídeos de cozinha, de exercício físico, jogamos jogos de tabuleiro e de cartas, como o Ludo e outros, que nos fazem sentir como crianças outra vez! 

Ele está feliz porque finalmente temos tempo um para o outro. No ano passado eu tinha dois empregos e estudava. Passei tanto tempo a focar-me nas minhas obrigações que houve alturas em que não nos vimos um ao outro durante dias. Ele sentiu-se sozinho e deprimido.  

Não sabemos quanto tempo esta situação vai durar. Esta situação afeta os meus planos pessoais dos próximos meses. No entanto, eu sou o tipo de pessoa que vê algo positivo em tudo. Acho que todos nós precisamos de tirar o melhor partido desta situação e aprender com ela, e para mim, isso significa que nada é mais importante que tu próprio e aqueles que amas, a sua saúde e a tua. Apenas sendo saudáveis podemos ter e atingir tudo o que queremos mais tarde na vida.