YouthCan!

5 anos do Programa

YouthCan!

O Programa YouthCan! celebra o seu 5.º ano de existência. O YouthCan! impactou quase 14.500 jovens em 2021, ao expandir as suas ofertas e ferramentas digitais, aumentou o número de oportunidades de formação teórico-prática e reforçou a participação dos jovens.

O YouthCan! capacita os jovens sem cuidados parentais ou em risco de os perder, de forma a apoiar a sua transição para uma vida autónoma e trabalho digno. Segundo a Organização Internacional do Trabalho, mais de 267 milhões de jovens em todo o mundo não têm emprego, educação ou formação. Os jovens que concluem o seu percurso de cuidados alternativos são ainda mais afetados pela crise global de desemprego jovem, pois têm menos acesso à educação e é-lhes pedido que sejam financeiramente independentes numa idade mais precoce que os seus pares que tiveram um percurso de crescimento normativo.

Como resposta a este desafio, o YouthCan! - a parceria global para a empregabilidade dos jovens - foi lançado em 2017 pelas Aldeias de Crianças SOS Internacional e cinco parceiros globais do sector privado, com o objetivo de promover o trabalho digno para jovens em situação de vulnerabilidade.

Jovens com empregos dignos serão os agentes promotores da paz e do desenvolvimento sustentável no mundo.

Dereje Wordofa – Presidente da Federação das Aldeias de Crianças SOS

Neste esforço conjunto, criaram-se diversos mecanismos para promover a partilha de experiências e competências entre os parceiros e os beneficiários, tanto online como offline, workshops, formações, estágios e mentorias profissionais. O programa é adaptado ao mercado de trabalho local e às necessidades de cada jovem.

Este ano, 14.485 jovens de 42 países receberam apoio através do YouthCan! Isto foi possível graças ao esforço e empenho de 1.846 voluntários de 289 parceiros em todo o mundo. A plataforma digital YouthLinks permite-nos aproveitar o poder da tecnologia para expandir e assegurar que os jovens tenham acesso contínuo a recursos de formação e tutoria, assim como a redes pessoais e profissionais. A YouthLinks proporciona aos jovens e mentores uma oportunidade de se conectarem mais facilmente, partilharem materiais, criarem redes e apoiarem-se mutuamente, derrubando assim barreiras geográficas e temporais.

Vejo-me a evoluir todos dos dias. Devemos todos ser um exemplo de crescimento para a próxima geração.

Sneha Bhuyan, jovem indiana de 21 anos

Participante do Programa YouthCan! e Membro do Comité Consultivo da Juventude

15%

Concluíram o seu percurso no Ensino Superior

17%

Concluíram o Ensino Técnico Especializado

35%

Terminaram o Ensino Secundário

26%

Terminaram o Ensino Básico

Dados do Programa YouthCan! de 2021, numa amostra de 2.758 jovens de 41 países participantes.

As Aldeias de Crianças SOS são a maior organização do mundo a apoiar crianças e jovens em perigo ou em risco de perder o cuidado parental.
 

Acredite num mundo onde todas as crianças crescem em amor e segurança. 

Apoie o nosso trabalho