Assembleia Geral / 2023

Participação Juvenil:

É hora de compartilhar o poder!

Os jovens foram inflexíveis, claros e concisos hoje, pois exigiram uma mesa na mesa de tomada de decisão. Juntos, os membros da Coalizão Internacional da Juventude e os líderes da Care Leavers Network afirmaram claramente que não é suficiente ser visto para fazer contribuições para a tomada de decisões, mas eles precisam fazer contribuições significativas para os processos que os afetam.

Os desafios que os jovens enfrentam incluem estar mal equipado para enfrentar o pós-cuidado do mundo real, não ter habilidades e habilidades suficientes para ser totalmente autossuficiente. Afirmaram que muitos não têm alfabetização financeira, nenhuma rede de apoio para amortecer seu impulso em direção à vida independente e pouco apoio depois de sair dos programas SOS. Há uma falta de confiança entre os jovens e os cuidadores (juntamente com os tomadores de decisão), onde os jovens sentem que são incapazes de ter conversas verdadeiras em um espaço seguro. Neste caso, a proteção foi especificamente destacada, na medida em que os jovens muitas vezes sentem que não podem relatar casos com segurança, nem confiam que esses casos serão tratados adequadamente.

Os jovens sendo canalizados para áreas de estudo que não são de seu interesse foi outra questão destacada, por causa disso eles acabam não tendo um interesse aguçado e adquirido em seus estudos. Isso leva a altas taxas de desistência.

O desemprego e a empregabilidade foram um tema importante e comum entre muitos dos jovens, onde eles expressaram que mais precisa ser feito para equipar os jovens para funcionar no mundo do trabalho, para serem mais empregáveis e ter bons impulsos empresariais. “O mundo agora mudou e precisamos ser habilitados para operar no mundo de hoje. Isso significa habilidades digitais, acesso a TI, treinamento em empreendedorismo. Atualmente, nem mesmo o setor de educação se adaptou a isso”, disse Siaka, de Burkina Faso. Ele recomenda um think tank regional sobre empregabilidade.

Merci, de Uganda, defendeu os que deixam os cuidados dizendo: “As licenças de cuidados do SOS acham difícil fora do SOS, pois têm baixos laços comunitários externos. Até mesmo laços pobres com suas próprias famílias. Eles experimentam muitos problemas de saúde mental.” Ela defendeu mais educação em saúde sexual e reprodutiva para os jovens, para equipá-los para tomar as melhores decisões por si mesmos.

Uma falta de inclusão foi destacada pelos jovens. “A participação do GA para mim tem sido um processo transformador. Nós realmente nunca estamos engajados nesse nível. A participação dos jovens deve ser uma iniciativa da federação, e precisamos de mecanismos de feedback sobre nossa contribuição”, disse Hussein, da Jordânia.

Para abordar a participação dos jovens, os jovens compartilharam que é assim que seu mundo ideal seria:

  • Questões de jovens pertencentes que pertencem à comunidade LGBTQI são reconhecidas;
  • Os jovens são vistos como contribuintes legítimos e significativos na tomada de decisões;
  • Os alunos têm apoio para moldar suas jornadas educacionais e escolhas de carreira próprias;
  • Os jovens estão envolvidos na formulação de políticas e na criação de soluções;
  • Mentoria e colaboração são uma norma;
  • O mundo é caracterizado por otimismo, esperança e uma profunda crença na juventude;
  • A participação dos jovens é valorizada;
  • Organizações lideradas por jovens estão a fazer mudanças positivas;
  • Há respeito mútuo e um forte senso de unidade;
  • O mundo construiu um futuro justo e sustentável com os jovens, com uma visão compartilhada;

Esta coalizão de jovens afirmou claramente:

"A participação dos jovens NÃO é um privilégio, é um direito!"

Finalmente e a parte mais emocionante do dia, os jovens apresentaram seu apelo à ação, que incluiu recomendações para uma participação significativa dos jovens (em anexo), e incluiu todas as mudanças que desejam ver até 2025 e sua recomendação sobre como essas mudanças podem ser feitas.

Este apelo à ação foi recebido pelo GA, o mais alto órgão de tomada de decisão, para mais consideração e feedback.

As Aldeias de Crianças SOS são a maior organização do mundo a apoiar crianças e jovens em perigo ou em risco de perder o cuidado parental.
 

Acredite num mundo onde todas as crianças crescem em amor e segurança. 

Apoie o nosso trabalho