A Saúde Mental não espera...

A Adolescência é um tempo de energia ilimitada, crescimento e descobertas emocionantes. Mas aqui está a verdade: esta fase por vezes provoca ansiedade, distúrbios e insegurança.  

No mundo de hoje, a importância da saúde mental não pode ser descartada, especialmente quando se trata da nossa juventude. A Organização Mundial da Saúde (OMS) revela que metade de todas as doenças mentais surgem antes dos 14 anos de idade. Este fato preocupante enfatiza a urgência de nos unirmos para enfrentar estes desafios.

Em Portugal, as estatísticas de 2021 pintam uma dura realidade. 19,8% dos adolescentes de 10 a 19 anos lutaram contra várias formas de transtornos mentais. Estes jovens representam o próprio futuro da nossa sociedade. Para adicionar complexidade à situação, segundo a CPCJ, foram recebidos mais de 43.000 pedidos de ajuda de crianças que cresceram em circunstâncias de perigo em Portugal.  

 

As Aldeias de Crianças SOS realizam um esforço intensivo na compreensão e prevenção sobre a saúde mental na adolescência. Através da resposta social Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP), acompanhamos diligentemente as famílias e cultivamos os laços familiares. Também educamos os pais sobre possíveis gatilhos para doenças mentais em jovens. Dentro das nossas Casas de Acolhimento Residencial (CAR), uma equipa de técnicos especialistas garantem que os jovens tenham um acolhimento mais terapêutico, seguro e estimulante.  

 

Precisamos do seu apoio para garantir a continuidade dos nossos Programas em Portugal. É urgente olharmos para a Saúde Mental com uma lente realista! Centenas de crianças e jovens precisam de ajuda imediata! 

 

Faça o seu donativo agora!

As crianças podem mudar o mundo!

Apoie o nosso trabalho tornando-se um Doador Regular!

Doar agora