Ari e o sonho de voltar a andar

 


O sorriso e a expressão do Ari* não estão cheios de entusiasmo quando ele chega à escola. De cadeira de rodas, empurrado pela sua tia, o Ari apenas pode estar sentado a observar os seus amigos em correrias enquanto espera pelo toque de entrada.

Ari, de 11 anos, perdeu uma perna quando a casa da sua família se desmoronou durante o terramoto de setembro de 2018 na Indonésia. Para além da casa, ele também perdeu os seus pais.

Ari é uma das milhares de crianças afetadas pelo tsunami e pelo terramoto que destruíram grande parte da cidade de Palu, na Ilha de Sulawesi, na Indonésia.

Mas Ari é um lutador.

Ele passou mais de um dia soterrado em sete metros de destroços antes de a sua tia o ouvir a chorar. Com os poucos recursos que possuíam, os vizinhos conseguiram libertá-lo das ruínas da sua casa.

A sua perna ficou bastante ferida. A sua tia não conseguiu conter as lágrimas quando os médicos disseram que teriam de amputar a sua perna – e a resposta inocente do Ari: “Não faz mal, vai crescer, não é?”, ainda a fez chorar mais.
A cirurgia salvou a sua vida.

“Apenas podia esperar pela ajuda de alguém para comprar a medicação do Ari e levá-lo às consultas”, conta a Sra. Indah. “Ele devia ter ido ao médico várias vezes, mas eu não o pude levar porque não tenho dinheiro.”

A Sra. Indah e o Ari foram uma das 700 famílias que receberam apoio financeiro de emergência concedido pelas Aldeias de Crianças SOS da Indonésia depois do terramoto. 

Com este apoio, o Ari consegue fazer todos os tratamentos e acompanhamento médico de que necessita. Agora, vai duas vezes por semana à fisioterapia e tem esperança de ter uma prótese.

As suas capacidades de aprendizagem são excelentes e o professor do 4.º ano espera que, com a prótese, ele possa deslocar-se a pé até à escola.

Desde a catástrofe, Ari vive com a sua tia, a Sra. Indah, na casa de um parente. A tia tornou-se sua tutora legal, mas depois de perder o seu emprego após o terramoto, ela luta diariamente para garantir as suas necessidades básicas.

 

*Nome alterado para proteção da criança

direitos da criança

Resposta de emergência das Aldeias de Crianças SOS em Palu

As Aldeias de Crianças SOS da Indonésia proporcionam diferentes tipos de apoio à população de Palu desde o terramoto e tsunami de 2018.

Construímos Centros de Apoio Infantil em cinco localidades: Petobo, Lolu, Tipo, Mamboro e Donggala. Mais de mil crianças brincam e crescem nos CAI com o apoio da equipa das Aldeias de Crianças SOS. Cerca de 1500 famílias recebem a ajuda também do CAI, através do “Casa numa caixa”.  Cada caixa contém 25 utensílios domésticos tais como fogão, gás, um conjunto de ferramentas de cozinha e de utensílios para comer, uma cama, e outros mantimentos.

As Aldeias de Crianças SOS concedem igualmente apoio financeiro a cerca de 700 famílias que perderam tudo na catástrofe.