Programa de Cuidados Alternativos

Casas de Acolhimento Residencial

As nossas Aldeias SOS são Casas de Acolhimento Residencial (CAR), uma resposta social inserida no Programa de Cuidados Alternativos. 

O que são?

As Aldeias SOS são Casas de Acolhimento Residencial (CAR), com acordo de cooperação com o Instituto da Segurança Social, IP, onde crianças e jovens residem num ambiente de cariz familiar. No Acolhimento Residencial existem várias casas, com estruturas semelhantes e decoração e organização diferente, que promovem a vivência normativa: em cada uma vive um grupo de 6 crianças, com o acompanhamento permanente duma equipa de profissionais que garantem a continuidade e qualidade dos cuidados, sob condições de rotina e de “rituais” o mais semelhante possível à vivência em família. Este conjunto de casas e grupo que as frequentam contam com diferentes espaços de trabalho, ócio e convívio (parque infantil, zona desportiva, salão multiusos, biblioteca, etc).

A quem são dirigidas?

As Casas de Acolhimento Residencial (CAR) são dirigidas a crianças e jovens, incluindo grupos de irmãos, entre os zero e os 25 anos, privados do cuidado parental, com medida de acolhimento residencial. 

Qual o seu objetivo?

As Casas de Acolhimento Residencial (CAR) oferecem um ambiente contentor e estimulante que seja reparador e que promova o desenvolvimento de relações e formas de viver que facilitarão o crescimento integral (emocional, físico, moral, cognitivo) e a autonomia.

O superior interesse da criança e do jovem está na base de todas as nossas ações e tomadas de decisão.

O ambiente de cariz protetor e normativo. Cada criança e jovem precisa de figuras de referência cujo trabalho de equipa, coerente e consistente, proporciona cuidados individualizados de resposta às suas necessidades, ajudando-a a crescer em grupo, na sua própria casa, dentro duma CAR que a suporta.  

As redes de apoio social. Cooperamos com as comunidades fomentando redes sociais e integrando os jovens em serviços e atividades de acordo com os seus interesses e necessidades, promovendo o acesso à educação e cultura.  

A participação infantil e juvenil. As crianças e jovens são envolvidos em todos os processos de tomada de decisão que afetam as suas vidas, com transparência e de acordo com o seu desenvolvimento e capacidade maturativa para assumir direitos e responsabilidades.  

Acredite num mundo onde todas as crianças crescem em amor e segurança. 

Apoie o nosso trabalho