Prevenimos

Apoiamos as 
famílias de origem

Programas de Prevenção: Fortalecimento Familiar

As Aldeias de Crianças SOS desenvolvem programas de prevenção direcionados para crianças e jovens que, ainda que se mantenham com as suas famílias de origem, estão em risco de privação de cuidados parentais que asseguram o seu bem-estar.


Este é um programa de apoio especializado para famílias, no qual, através de uma intervenção integrada e colaborativa, são promovidas competências de cuidado parental e potenciadas dinâmicas de proteção que permitam o fortalecimento das famílias de origem na missão de assegurar o bem estar das suas crianças e jovens.

Em Portugal, o Programa de Fortalecimento Familiar traduz-se no desenvolvimento de Centros de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP), situados em Oeiras, Guarda e Rio Maior, e licenciados pelos respetivos Centros Distritais da Segurança Social.

Iniciado em 2012, o Programa de Fortalecimento Familiar foi crescendo e alargando as áreas de intervenção apoiando atualmente cerca de 150 crianças, em aproximadamente 100 famílias.

 

Modalidades de Intervenção

Preservação Familiar: Intervenção integrada com o fim último de preservar a criança no seu meio natural de vida, potenciando competências de cuidado e prevenindo situações de perigo que possam conduzir à necessidade de retirada da família de origem.

Reunificação Familiar: Intervenção integrada com o objetivo de acompanhar o regresso da criança ou jovem ao seu meio familiar de origem, promovendo competências e dinâmicas de cuidado que garantam uma reunificação segura.

Ponto de Encontro Familiar: constitui-se como um espaço neutro e seguro que visa a manter ou restabelecer ligações familiares nos casos de interrupção ou perturbação grave da convivência familiar, designadamente em situação de conflito parental e de separação conjugal.

 

O que fazemos

Após uma avaliação ecológica do risco, agimos mediante a implementação de Planos Integrados de Apoio à Família adequados à situação particular de cada família, valorizando uma intervenção sistémica, intensiva e complementar, que inclui:

· Acompanhamento psicossocial

· Capacitação parental individualizada, em domicílio ou espaço neutro;

· Educação parental grupal;

· Mediação familiar;

Paralelamente, agimos na e com a comunidade através da dinamização de fóruns comunitários, oficinas de formação, e ações de sensibilização e promoção dos Direitos da Criança.

 

Como pode ajudar...

Faça parte da maior família do mundo e garanta uma infância feliz e segura para as nossas crianças.

Torne-se Amigo SOS Faça um donativo


Estamos presentes em 
13​4 países, onde desenvolvemos cerca de 2 000 programas, que abrangem mais de 400 000 crianças.

Construímos famílias para crianças em risco ou perigo, ajudando-as a serem parte da construção do seu próprio futuro, em conjunto com a comunidade envolvente.

Fundada em 1949, somos a maior organização sem fins lucrativos de apoio à infância, em todo o mundo.

Através dos nossos programas de fortalecimento familiar, centros médicosescolas e respostas de ajuda de emergência em situações de catástrofe, temos impacto nas vidas de milhões de crianças e famílias.

Mais sobre nós...

 No mundo 

Acolhimento e Fortalecimento Familiar

571

Aldeias de Crianças SOS oferecem
um lar a 86 200 crianças e jovens.

542

Programas de Fortalecimento Familiar
apoiam 467 400 pessoas.

553 600

crianças, jovens e adultos apoiados
em todo o mundo.

 

/* pageName= Prevenimos pagePrefix= breadCrumb=Quem somos / O QUE FAZEMOS / Prevenimos mainDomain=aldeias-sos.org langIdentifier=PT,pt */