#Histórias de Sucesso

Conversa com Fernanda

Programa de Fortalecimento Familiar

Fernanda, uma Fortaleza de Amor e Coragem

Fernanda, uma resiliente mãe de cinco, chegou a Portugal há cinco anos vinda de Minas Gerais, Brasil. Com um amor incondicional pela sua família e pelos seus filhos, enfrentou desafios com bravura ao adaptar-se a um novo país. Karolina, de 19 anos, Kamila, de 14, Kyara, de 11, e os gémeos Israel e Isadora, de 10, vieram com ela e com o seu esposo Wilson. Juntos formam uma unidade familiar indestrutível.

 

"Os filhos não vêm com manual de instruções", diz Fernanda.
 

Por isso, teve de aprender e adaptar-se constantemente, um desafio agravado quando se está longe da terra natal.

O desafio tornou-se mais pronunciado há cerca de três anos quando a família se estabeleceu em Rio Maior. As crianças, especialmente Kyara, tiveram dificuldades em se adaptar ao novo ambiente, à escola e ao novo estilo de vida português. Foi a professora de Kyara que, percebendo os desafios, encaminhou a família para o CAFAP (Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental). "No Brasil, nunca tivemos assistência", relembra Fernanda, "mas o apoio do CAFAP foi uma das melhores coisas que nos aconteceu".

A sensação de isolamento e solidão que Fernanda vivenciada começou a desvanecer-se com o suporte contínuo do CAFAP. "Eu sentia-me muito sozinha, tendo de resolver todos os meus problemas", confessa. Mas a equipa do CAFAP mostrou-se incansavelmente atenciosa, sempre disposta a ouvir e a aconselhar. Fernanda relembra com gratidão que "através delas [técnicas da equipa CAFAP] conseguimos ultrapassar as dificuldades e adaptarmo-nos em Portugal. Fizeram-me ver que mostrar os meus sentimentos aos meus filhos não é uma fraqueza. Fizeram-me perceber que não estamos sozinhos."

O testemunho da Fernanda mostra-nos que o “apoio certo” na “hora certa” pode fazer a diferença na vida de uma família. Fernanda só tem palavras de agradecimento para a equipa do CAFAP: "Tudo o que fazemos com amor é bem feito. E é assim que vejo o trabalho da equipa do CAFAP."

É neste trabalhar “com amor” e com dedicação pela estória de cada pessoa que nos reconhecemos enquanto Associação. Continuaremos a trabalhar para que este amor e apoio ecoe em cada uma das famílias com que intervimos diariamente.

As Aldeias de Crianças SOS são a maior organização do mundo a apoiar crianças e jovens em perigo ou em risco de perder o cuidado parental.
 

Acredite num mundo onde todas as crianças crescem em amor e segurança. 

Apoie o nosso trabalho