Glossário

Terminologias das

Aldeias de Crianças SOS

As Aldeias de Crianças SOS contribuem para comunidades mais fortes, sistemas de apoio a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade e, assim, tornar o mundo melhor!

Somos a maior organização do mundo a apoiar crianças e jovens em perigo ou em risco de perder o cuidado parental.

Trabalhamos para que nenhuma criança cresça sozinha.

As Aldeias de Crianças SOS chegaram a Portugal em 1963, quando Maria do Céu Mendes Correia e Palmira Cabrita Matias, que fundaram 3 anos antes o “Lar da Nazaré” (que acolhia apenas meninas), se reuniram com o próprio Hermann Gmeiner para, juntos, colaborarem em prol das crianças afetadas pelos problemas sociais que afligiam o país, em que muitas crianças viviam em grande miséria física e moral, sem o seu bem-estar assegurado.

No dia 25 de março de 1964, fundou-se efetivamente a Associação das Aldeias de Crianças SOS de Portugal, para acolher tanto meninos como meninas, sem separar os irmãos biológicos (algo muito inovador, mesmo aos dias de hoje, e que representa um pilar da Organização a nível internacional, desde a sua fundação).

Existimos em Portugal há mais de 55 anos.

Nome da organização

Aldeias de Crianças SOS

Aldeias SOS

Aldeias de Crianças

Aldeias

SOS

Cuidados Alternativos

Proteção

Respostas Sociais

Dentro do Programa de Cuidados Alternativos temos três respostas sociais:

Casa de Acolhimento Residencial (CAR)

Apartamento de Autonomização (AA)

Autonomia Supervisionada (AS)

Fortalecimento Familiar

Prevenção

Respostas Sociais

Em Portugal, o Programa de Fortalecimento Familiar trabalha através de Centros de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAPs), onde as nossas equipas intervêm com as crianças, jovens e famílas para as forlaceler e capacitar.

Preservação Familiar (PF)

Reunificação Familiar (RF)

Ponto de Encontro Familiar (PEF)

Acredite num mundo onde todas as crianças crescem em amor e segurança.

Apoie o nosso Trabalho!