Conheça a nossa Equipa

Telma Marques

Coordenadora de
Programa de Fortalecimento Familiar

Olá a todos! O meu nome é Telma e sou um dos elementos mais recentes desta grande Família. Integrei a equipa do Departamento Nacional de Programas em julho de 2021, para coordenar o Programa de Fortalecimento Familiar.


Sou Psicóloga Clínica e a minha formação e intervenção têm sido muito orientadas para a intervenção familiar e comunitária.

Atualmente concilio o meu trabalho nas Aldeias de Crianças SOS com o Doutoramento na área da Psicologia da Família, cujo foco está nas dinâmicas de conflito e alienação parental, bem como na interseção entre os olhares dos Juízes e os olhares dos Técnicos que intervêm diretamente no terreno.


A intervenção com famílias tem sido, desde sempre, um espaço de curiosidade e de descoberta. O meu percurso começou num CAFAP (Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental) e acredito que este lugar desafiou o meu pensamento enquanto profissional, me inspirou a olhar para cada criança, jovem ou família com as lentes da competência e a procurar soluções que “vestem” cada um nas suas particularidades. Há um espaço de relação, de curiosidade genuína e de mudança que a intervenção no terreno com as famílias nos permite.

Procuro olhar com atenção e respeito para as estórias que cada pessoa nos traz, e acredito que é na relação de confiança e de suporte que cada um com quem nos cruzamos descobre como ser autor do seu caminho e como ter voz ativa, participativa e reconhecida no (e pelo) Sistema.

Enquanto coordenadora do Programa de Fortalecimento Familiar gostava muito de inspirar a reflexão, o olhar terapêutico (na sua dimensão mais reparadora) e de trazer uma dimensão de espaço-tempo em que os profissionais se permitem demorar nas relações.

É isto que me fascina e me entusiasma na intervenção! E tem sido um privilégio fazer parte desta grande equipa, onde a minha visão encontra também o seu espaço para existir. A minha querida Professora Isabel Narciso, professora muito importante no meu percurso académico e a quem reconheço uma sabedoria imensa, diz-nos muitas vezes que “É proibida a entrada a quem não andar espantado de existir!”. Que nos espantemos sempre…! E que, enquanto Programa de Fortalecimento Familiar, tenhamos sempre o entusiasmo e a capacidade de procurar caminhos, alternativas e recursos na comunidade, para ajudar também as famílias a desafiarem-se e “espantarem-se”! 

Acredite num mundo onde todas as crianças crescem em amor e segurança. 

Apoie o nosso trabalho