Olá! O meu nome é Bruno, sou Licenciado em educação social e sou educador na Aldeia SOS da Guarda há mais de 4 anos.

Não é fácil descrever o meu dia-a-dia, porque considero que todos os dias são diferentes. Por mais que planeie o meu quotidiano, acabam sempre por surgir imprevistos, situações novas…e eu, pessoalmente, gosto disso!

As crianças e jovens que nos chegam vêm de contextos sociais mais complexos, com traumas que necessitam da intervenção dos cuidadores na sua reparação. Acredito que, por isso, o nosso modelo facilite este trabalho. Educar e incutir valores torna-se um verdadeiro desafio diário. Acredito que a empatia é, por isso, uma característica fundamental na minha profissão. Só assim nos conseguimos colocar no lugar do outro e perceber o que poderá estar a sentir.

Essencial é também a comunicação, que ajuda a reduzir a ansiedade e melhora a capacidade das crianças e jovens regularem as suas emoções, de forma que se sintam tranquilas e seguras. E, muito importante, garantir a previsibilidade nas suas rotinas. Para a sua saúde e estabilidade é importante que as crianças e jovens saibam o que vai acontecer, as suas rotinas, para que se sintam seguros e menos ansiosos em todos os aspetos da sua vida diária.

E todo este trabalho só é possível graças à cuidadora de referência de cada casa, pois todas as orientações e decisões são sempre tomadas em conjunto.

O que mais me motiva no meu trabalho é sentir que as crianças e jovens que acompanhamos se sentem acarinhadas e que têm alguém que as protege e se preocupa com elas. Ganhar a sua confiança e saber que somos o seu porto de abrigo é o que me faz todos os dias fazer parte desta que é a maior família do mundo!