Programa de

Cuidados Alternativos

 

Autonomia

Supervisionada

 

A Autonomia Supervisionada é uma resposta social inserida no Programa de Cuidados Alternativos. 

O que é?

A Autonomia Supervisionada é um serviço de apoio especializado à integração de Jovens Estrangeiros Não Acompanhados (JENA) em Portugal, abrangidos por uma medida de promoção e proteção e simultaneamente pelo sistema administrativo de proteção internacional.

A resposta de autonomia supervisionada foi criada pelo Instituto de Segurança Social, IP em conjunto com o Alto Comissariado para as Migrações para dar resposta à crise humanitária em que vivemos e consequentes necessidades dos jovens. 

A quem é dirigido?

A Autonomia Supervisionada é dirigida a jovens com medida de promoção e proteção, preferencialmente Jovens Estrangeiros Não Acompanhados (JENA), entre os 15 e os 25 anos, com medida de promoção e proteção de apoio para a autonomia de vida.

Qual o seu objetivo?

A Equipa Autonomia Supervisionada (EAS)​ trabalha na Autonomia Supervisionada para assegurar o acompanhamento dos JENA que, pelas suas características e capacidades associadas à autonomia e à cidadania, estão já inseridos na comunidade, em meio natural de vida, sendo acompanhados tecnicamente no seu desenvolvimento até à plena integração consolidada.

A EAS pode ajudar na procura e adequação de respostas no âmbito habitacional e de apoio social. Acompanha também os jovens no que respeita a necessidades ao nível da saúde, educação, empregabilidade, gestão doméstica e financeira, relações sociais, desenvolvimento emocional e comportamental. 

A Autonomia Supervisionada tem como missão: 

 

Acolher 

Integrar

Fortalecer

Co construir

Acredite num mundo onde todas as crianças crescem em amor e segurança. 

Apoie o nosso trabalho

 

O funcionamento da Equipa de Intervenção Comunitária é cofinanciado pelo FAMI – Fundo Asilo, Migração e Integração e pelo ACM – Alto Comissariado para as Migrações.

FAMI