Porque acreditamos no direito a crescer com amor
Através do amor e aceitação, as feridas emocionais são reparadas e a confiança é construída. As crianças aprendem a confiar e a acreditar nelas próprias e nos outros. Com esta segurança cada criança pode reconhecer e atingir o seu potencial de desenvolvimento.
Porque acreditamos no direito a crescer com respeito
A voz de cada criança tem que ser ouvida e tomada em consideração. As crianças devem participar nas tomadas de decisão que afetam as suas vidas e guiadas para terem um papel de autoria do seu próprio desenvolvimento. A criança tem que crescer com respeito e dignidade como um elemento estimado pela sua família e sociedade.
Porque acreditamos no direito a crescer com segurança
As crianças têm que ser protegidas em caso de abuso e exploração e mantidas seguras em situações de perigo. Sendo-lhes garantidos os cuidados essenciais de abrigo, nutrição, saúde, afeto e educação para um pleno desenvolvimento.
No entanto, sabemos que nem sempre estes direitos lhes são garantidos e estas necessidades asseguradas. Muitas crianças vivem sem o apoio de um ou de ambos os pais, ou, por razões complexas e multifatoriais, experienciam situações de abuso, negligência, exploração ou privações.
As Aldeias de Crianças SOS acreditam que todas as crianças merecem a igualdade de oportunidade de verem os seus direitos assegurados e minimizadas todas as situações que as possam colocar em risco.