Olá, o meu nome é Susana. Sou da cidade da Guarda e sempre me vi envolvida em questões de cariz social. Ao longo do meu percurso profissional, desenvolvi, durante alguns anos, trabalho na área da Educação/Formação, complementando com algum voluntariado na área social. Há 6 anos integrei esta grande Família, onde desenvolvo a minha atividade profissional, inicialmente como cuidadora, nas funções de auxiliar de educação. No princípio, assumir esta função foi um enorme desafio, sobretudo pela parte emocional. Mas contar com o apoio e motivação do resto da equipa e o facto de me sentir envolvida nesta intervenção direta com as crianças e jovens para a construção de um futuro melhor, ajudou-me a continuar.

Considero essencial para este crescimento e relação de proximidade  com as crianças e jovens ser atenta à sua escuta e, ao mesmo tempo, ter sempre a capacidade de ser empática com cada um deles, ser verdadeira e demonstrar amor e carinho.


Recentemente, integrei funções como Educadora dos Jovens em Transição para a Autonomia e estou, também, responsável pela Formação e Apoio Escolar.

 

 

No meu dia a dia, durante o período escolar, procuro conciliar o tempo que dedico no acompanhamento de apoio ao estudo com a função que desenvolvo individualmente com cada jovem. São duas intervenções diferentes, mas que se complementam a longo prazo, uma vez que a preparação dos jovens para a autonomia é um processo individual de acompanhamento a vários níveis, desenvolvido por toda a equipa, e que visa a promoção do desenvolvimento de várias competências no jovem, desde tenra idade. 

 

 

Para mim, como educadora dos Jovens de Transição para a Autonomia, é importante que haja um compromisso e parceria entre a equipa e os jovens. Esta é uma intervenção que não depende apenas da minha vontade intrínseca como educadora (equipa) em ajudar, mas também  da vontade e personalidade de cada jovem. Desta forma, o meu trabalho de intervenção é pautado e sustentado, principalmente, pela paciência, pelo respeito, pela transparência e honestidade de forma a impulsionar e ajudar cada um deles na participação da tomada de decisões para a transição de vida adulta, promovendo o exercício de uma cidadania ativa.

Todos os dias aprendo algo novo. Gosto muito do que faço, pois vejo que a minha atividade profissional, mais do que um trabalho, é uma missão e um compromisso responsável, para que estas crianças e jovens possam ser felizes, agora e na vida adulta.