Olá, o meu nome é Bianca e sou psicóloga no Programa de Fortalecimento Familiar de Rio Maior, onde trabalho há 8 anos.

Descrever um dia de trabalho é praticamente uma missão impossível, pois todos os dias são uma aventura! Nós costumamos brincar em equipa que já temos histórias suficientes para escrever um livro. Um livro com episódios românticos, dramáticos, cómicos e, acima de tudo, cheios de emoção. É um trabalho difícil? É. Nem sempre atingimos os objetivos que gostaríamos? Não. Mas faz sentido? Faz todo o sentido. Trabalhar com famílias é, na maior parte das vezes, procurar exceções aos problemas e colaborativamente encontrar estratégias para os minimizar. Quando a família está bem as crianças também estão!

Gostar do que se faz é outro aspeto muito importante na intervenção com famílias. Não nos podemos esquecer que estamos a lidar com pessoas que se encontram fragilizadas, sem rumo e sem motivação para realizarem as mudanças necessárias ao seu bem-estar. Ser empático e respeitador é muito importante para que as pessoas confiem em nós e nos abram a porta da sua casa (e das suas emoções).

Para além de gostar imenso do que faço, adoro viver e aprender! Este trabalho tem-me ensinado imenso, graças à partilha recíproca entre nós e as famílias. Como diria Carl Jung “conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana”. Trabalhar com famílias nos seus sistemas é isto, é dar e receber de forma colaborativa, terapêutica e acima de tudo humilde.