Esta notícia foi publicada na
Revista Aldeias - julho/2022

_____________

As famílias acompanhadas pelos Centros de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) das Aldeias de Crianças SOS deparam-se diariamente com múltiplos desafios e com situações que podem colocar em risco o bem-estar individual das suas crianças e jovens. 

A complexidade das dinâmicas familiares tem exigido aos técnicos uma intervenção integrada e planeada de acordo com a realidade e contexto individual de cada família. Este reconhecimento tem sido acompanhado por práticas reflexivas, supervisionadas, que pretendem contrariar automatismos na intervenção e encontrar formas de reparar relações e dinâmicas menos protetoras.

Foi neste contexto, que no passado dia 25 de Fevereiro, o CAFAP de Rio Maior recebeu a visita da Professora Doutora Sílvia Renata Lordello, Psicóloga e Professora na Universidade de Brasília – Brasil, para uma manhã de reflexão e supervisão de casos. A Professora Sílvia tem estado envolvida em investigações e projetos que intervêm junto de famílias em situação de vulnerabilidade social, violência intrafamiliar e sexual, tendo um interesse particular em intervenções na (e com) a comunidade, principalmente dirigidas a jovens e famílias.

As propostas de reflexão trazidas pela professora Sílvia Lordello foram muito importantes contribuindo para o desenvolvimento do pensamento crítico da equipa, ampliando possíveis caminhos de intervenção com as famílias. Foi um momento rico, de partilha, de descoberta e de aprendizagem, certamente a repetir.

Um obrigado muito especial à Professora Sílvia Lordello, que se disponibilizou para estar com o CAFAP neste dia e que trouxe uma energia contagiante à equipa.