Uma tarde de sol no Meco

 

Chega o verão e com ele um dos momentos mais aguardados do ano: as férias! É tempo de organizar as férias das 100 crianças e jovens que acolhemos. Nos meses de julho e agosto há mais tempo para estar em família, para brincar, para ir à praia e para aprender com novas atividades.

Nas férias de verão, as nossas crianças e jovens vão até à Colónia de Férias SOS no Meco, um espaço onde todos convivem e saboreiam o verão de forma única. Praia, jogos, atividades culturais e tempo para conversar e ser criança.

Numa tarde de muito sol, risos e brincadeiras, estivemos à conversa com quem faz tudo isto acontecer, com quem torna estes dias mágicos.
 

colonia ferias sos meco

Ana tem apenas 22 anos mas, na sua experiência como monitora, já conta com quatro campos de férias no Meco.  De sorriso bem rasgado e de olhar meigo, a “biju” da Colónia, como é carinhosamente tratada por todos, conta-nos o quão especiais são os dias que passa com os “nossos” miúdos.

“O chegar aqui é sempre tão bom! O chegar é não ter braços…vêm todos a correr e os abraços duram horas.” Mas conta-nos que nem sempre é fácil, especialmente no seu primeiro ano, em que foi preciso quebrar barreiras e ganhar a confiança de todos eles. 

 

“São miúdos muito difíceis de ganhar. Mas quando ultrapassei essa barreira, tudo passou a fazer sentido. Acompanhar o crescimento deles é uma das razões que me faz querer voltar todos os anos.” 

colonia ferias sos meco

Ana confessa que há um lado que mexe muito com ela. O saber das histórias tristes por detrás de cada cara, cada sorriso e cada olhar faz com que os seus problemas sejam relativizados. Cresce-se pessoalmente e ganha-se um coração ainda maior. Como por exemplo, relembra a história do Rui*, com uma lágrima no canto do olho.

“Eu fui com ele a primeira vez ao mar. O Rui nunca tinha ido à praia, nunca tinha visto o mar. Só me lembro de ele dizer: Tanta água, tanta água! Nunca vi ninguém tão feliz! É muito gratificante saber que fazemos a diferença na vida destas crianças!”.
 

colonia ferias sos meco

O Álvaro já faz parte da equipa técnica das Aldeias de Crianças SOS há quase 10 anos. Trabalha na Aldeia SOS de Gulpilhares e todos os anos acompanha a alegria das crianças e jovens da Aldeia SOS na Colónia de Férias SOS no Meco.

Conta-nos que a preparação para rumar ao sul é uma loucura, ou não fossem os dias mais ansiados por todos.

“A preparação é muito engraçada porque eles falam da Colónia o ano inteiro!“ Explica-nos que o tempo passado na Colónia é muito importante para as crianças e jovens. 

Preparar uma colónia de férias para tantas crianças não é fácil e requer muita organização. A Corita, responsável pela organização da Colónia, e a D. Esmeralda, que já cozinha para as nossas crianças no verão há dois anos, contam-nos como ver os sorrisos destas crianças as faz esquecer o cansaço de tudo estar organizado a horas e para tanta gente. 

“Tenho 5 netos e adoro crianças, por isso fazer o que gosto e conviver com estas crianças enche-me o coração.”, conta-nos Esmeralda. 

É a D. Esmeralda e a Corita que decidem a ementa e organizam os almoços e jantares. “Eu faço a comida aqui como se tivesse a cozinhar em casa. Faço como se fizesse para os meus netos. E fico satisfeita quando os vejo a comer com vontade.” E Corita confidencia-nos “Ver o sorriso deles faz valer tudo a pena.”

 

* Nome fictício para proteção da criança.

colonia ferias sos meco