Uma conquista diária

Programa de Fortalecimento Familiar

Chegou ao CAFAP de Rio Maior o pedido de intervenção junto de uma família composta pelo casal e duas filhas. O encaminhamento foi realizado pela professora da filha mais nova, que no momento frequentava o 5º ano. A irmã mais velha tinha problemas psicológicos, com uma depressão que a levou à tentativa de suicídio. O pai era alcoólico e o ambiente familiar era muito conflituoso. A mãe apresentava um quadro de grande fragilidade emocional no acompanhamento às filhas, com a agravante de ter problemas económicos causados pelo marido. 


Após o primeiro contacto, a mãe deu conhecimento à equipa da saída do marido de casa. No decurso do acompanhamento, verificámos que a família teve momentos conturbados, contudo conseguiu reorganizar-se. A mãe conseguiu um emprego fixo, permitindo viver num novo espaço com as duas filhas, em que o ambiente familiar se tornou mais tranquilo e promotor de equilíbrio no quotidiano da família. A nossa equipa acompanhou a mãe e as duas jovens durante 2 anos e 5 meses, apoiando a família até esta conseguir alcançar a sua autonomia, em agosto deste ano.

 

*CAFAP - Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental 

© Pexels | Imagens ilustrativas para proteção da família.

Esta notícia foi publicada na Revista de novembro/2022

As Aldeias de Crianças SOS são a maior organização do mundo a apoiar crianças e jovens em perigo ou em risco de perder o cuidado parental.
 

Acredite num mundo onde todas as crianças crescem em amor e segurança. 

Apoie o nosso trabalho