#Cultura e Lazer

Um Verão cheio de experiências!

Nas Aldeias de Crianças SOS reconhecemos a importância de uma infância e adolescência repleta de diversos momentos, novos lugares, novas experiências e novas aprendizagens. As equipas de Autonomia e Integração acompanharam os jovens integrados nas respostas sociais de Apartamentos de Autonomização (AA) e Autonomia Supervisionada (EAS) num verão repleto de atividades e experiências.

 No dia 10 de julho, os jovens visitaram o Castelo de S. Jorge, em Lisboa. Uma oportunidade para mostrar o património português e visitar a zona histórica da cidade. Dentro do castelo, assistiram a uma sessão designada “câmara escura”, uma visita a Lisboa a 360º graus, em tempo real tendo estes ficado fascinados com a dimensão da cidade e monumentos mostrados pelo dinamizador. Estou muito feliz por viver em Lisboa”, foi assim a expressão de agradecimento de um dos jovens por um dia de passeio, convivência e conhecimento.

Com o calor na cidade, treze jovens, originários da Gâmbia e Afeganistão, acompanhados pelas Equipas da EAS e AA’s Lisboa foram pela primeira vez, conhecer as praias ao redor de Lisboa. Durante o trajeto de comboio e em alegre convívio, os jovens escolheram a praia de Carcavelos, para passar a tarde e aproveitar para dar uns toques na bola, já que o futebol é o seu desporto de eleição.

Para se refrescarem do calor que se fazia sentir, aproveitaram para ir a banhos, sorrindo e acabando por comentar um frio que era bom, para o calor que estava”.

Durante dois dias no caloroso mês de agosto, 17 jovens usufruíram das suas férias na Colónia de Férias das Aldeias de Crianças SOS, no Meco.

Aproveitaram para descansar, e praticar exercício físico na praia, jogar futebol ou ténis de mesa. Como treino para a sua autonomia e trabalho em equipa, os jovens prepararam e elaboraram algumas comidas típicas dos seus países (Afeganistão, Gâmbia, Somália, Guiné-Conacri) e procederam à manutenção dos espaços comuns. No último dia, realizaram alguns vídeos a agradecer estes dias, demonstrando estar “muito gratos à Associação”!

 

Para entrar em força no novo ano letivo, os jovens visitaram o Estádio e Museu do Benfica. Os 10 jovens provenientes da Gâmbia, usufruíram de uma visita guiada pelo Estádio do Benfica, onde obtiveram conhecimento da história do Clube e sobre os jogadores e treinadores que por lá passaram. Tiveram ainda a oportunidade, de através de capacetes de realidade virtual, poderem tocar no relvado e conhecer duas águias, as mascotes do clube. Apesar de pertencerem a diferentes clubes de futebol, os jovens ficaram entusiasmados em visitar um clube de grande reconhecimento em Portugal.

As Aldeias de Crianças SOS são a maior organização do mundo a apoiar crianças e jovens em perigo ou em risco de perder o cuidado parental.
 

Acredite num mundo onde todas as crianças crescem em amor e segurança. 

Apoie o nosso trabalho