Raízes

 

No mês de abril, em Lisboa, e no mês de maio, no Porto, decorreu a formação inicial para colaboradores das Aldeias de Crianças SOS. Recorrendo a uma metáfora que remete para a ideia de origem, de consolidação e de substrato, a formação “Raízes” tem como objetivo promover a integração dos colaboradores no conjunto da Associação, ao mesmo tempo que proporciona uma clarificação de conceitos e estruturas a operacionalizar no dia-a-dia do trabalho da Associação. 

 

É um momento de alinhamento de valores, princípios, história e compromisso.

pedagogico crianças sos

Esta formação inicial faz parte de um conjunto mais alargado de formações que o Departamento Pedagógico tem vindo a organizar durante este ano. Sendo uma formação de base comum e transversal a todos os departamentos, esta primeira edição teve a participação dos colaboradores que nos últimos dois anos iniciaram funções na Associação. 

 

Divididos em dois grupos (um em Lisboa e outro no Porto), cerca de quarenta colaboradores, com as mais variadas funções e provenientes dos mais diversos programas, tiveram a oportunidade de se conhecerem melhor, de interagir e de criar “raízes”. 
 

pedagogico crianças sos

Nos planos do Departamento Pedagógico está já a realização de uma nova edição do Raízes no próximo outono, para os novos colaboradores e para aqueles que, por alguma razão, não conseguiram estar presentes nesta edição. 

Em edições futuras do “Raízes” serão também convidados a frequentar colaboradores que tenham mais anos de “casa”. Planeiam ser desenvolvidas formações de consolidação de abordagens e de temáticas (formações “Tronco”). 

A edição de Lisboa teve lugar numa sala disponibilizada pelo Hotel Marriott, nosso parceiro, que amavelmente cedeu todos os recursos necessários para a realização de dois dias de formação. A edição do Porto decorreu na Atmosfera M, local onde também já se realizaram outras formações promovidas pelo Departamento Pedagógico. 

Os momentos de interação e partilha de conhecimento, intercalados com momentos de convívio e de dinâmicas de grupo, permitiram o desenvolvimento de um espírito de equipa e um sentido de missão conjunto.