R.I.SOS

Reencontro interno SOS

 

Decorreu no passado dia 19 de outubro, em Rio Maior, o R.I.SOS – Reencontro Interno SOS 2019, que visa, o reencontro anual de todas as crianças, jovens e colaboradores de todas as valências e departamentos da Associação das Aldeias de Crianças SOS. Este ano promoveu-se a importância do humor e da relação genuína, tendo como foco principal a criança ou jovem.

Para além de um primeiro momento protocolar de agradecimento para com as instituições amigas neste evento (Escola Superior de Deporto de Rio Maior e Câmara Municipal de Rio Maior), o programa incluiu uma parte da manhã preenchida com a presença do nosso Amigo SOS, Vasco Palmeirim, e uma parte da tarde que deu espaço a atividades lúdicas e desportivas entre todos, dinamizadas por alunos e professores da Escola Superior de Desporto de Rio Maior.

reencontro interno sos

Ouvir falar sobre o percurso profissional do nosso Amigo SOS Vasco Palmeirim, sobre as suas escolhas feitas ao longo da vida e, em conjunto, sobre a importância que sempre tem atribuído ao riso e ao humor, foi o ponto de partida para o momento animado da manhã. As perguntas lançadas por alguns jovens e crianças ajudaram a orientar esse diálogo: “Qual é a sensação de estar em frente a uma câmara ou a um microfone?», «Com que idade e porque é que decidiu que «quero fazer parte da televisão e da rádio portuguesa?», e «Sempre pensou ter a profissão tem hoje em dia?» foram algumas das questões lançadas. 

Seguiu-se, depois, um momento interativo e participado por todos: um concurso Joker versão Aldeias SOS, com questões sobre a realidade da Associação. No final, houve espaço para as fotografias da praxe, com os maiores sorrisos que se possa imaginar.

reencontro interno sos

Na parte da tarde, depois de um almoço-convívio, crianças, jovens e colaboradores foram organizados em pequenos grupos e puderam participar em diversas atividades desportivas e workshops: yoga do riso, aula de fitness e pequenos jogos de cooperação, coordenados pelo professor Paulo Rosa e Andreia Sampaio. 

Realçamos a enorme disponibilidade da Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM), em termos de espaço, tempo e atividades desenvolvidas, que permitiu que a edição deste ano do reencontro de todos se realizasse de 

forma plena, e repleta de sorrisos. À Direção da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, e aos professores e alunos mobilizados  para a preparação e realização do evento, a nossa profunda gratidão.

Depois de momentos tão intensos, o R.I.SOS terminou com um “retorno à calma” para uma despedida sentida entre todos os participantes.

Um agradecimento estendido à Maria João Madeira (no yoga do riso), à Profª Liliana Ramos (na aula de fitness) e aos seguintes alunos/as da ESDRM: Carolina da Fonseca Henriques, Carolina Goncalves Salvador, Cristina Carvalho da Costa, Daniela Catarina Alagoa Domingos, Filipa Alexandra Carlota Dias, Francisco Miguel Martins Cordeiro, Milene Marques de Matos, Rita Maria Sousa Ricardo e Rafaela Silva Paterno.


A realização deste dia cheio foi também possível graças à Eurest e à sua equipa de funcionárias que prepararam e serviram o almoço, à Junta de Freguesia de Gulpilhares, à Camara Municipal de Cascais e à Câmara Municipal da Guarda.