#Cultura e Lazer

Projeto musical com crianças e jovens

Projeto de Inclusão Social

Músico da Guarda desenvolve projeto de inclusão social e estímulo criativo com crianças e jovens

O músico e produtor Luís Sequeira, conhecido artisticamente como B. Riddim, está a desenvolver um projeto de inclusão social e estímulo criativo com crianças e jovens da Guarda, com idades entre 06 e 16 anos. O projeto de residência artística, em colaboração com os serviços educativos do Teatro Municipal da Guarda (TMG), está em curso desde março e culminará com um concerto de apresentação no dia 03 de junho, às 21:30.

"A inclusão social aliada ao estímulo criativo na área da música e da escrita" é a ideia central do projeto denominado "Beat na Montanha". Este projeto pretende criar uma fusão sonora entre vários instrumentos clássicos e música eletrónica, gerando texturas que se relacionam com textos em prosa e verso.

A iniciativa não esqueceu a exploração das capacidades vocais e envolve crianças e jovens do Centro Escolar de Gonçalo e da Casa de Acolhimento Residencial (Aldeia SOS) da Guarda. Luís Sequeira explicou à agência Lusa: "Procurámos que as crianças/jovens conseguissem tocar algo simples, com diversos instrumentos. Falamos de uma mistura de sons que vão desde jambés, melódicas, maracas, xilofones, até sintetizadores, 'drum machines', sequenciadores, entre outros."

O músico acrescentou que, em relação à exploração vocal, foi intenção equacionar o Rap com as bases sonoras desenvolvidas, porque se entendeu que isso estabeleceria uma conexão importante, dado que muitos jovens têm fácil acesso a esse estilo musical e o recebem positivamente.

Paralelamente ao projeto musical, está a ser realizado um documentário oficial intitulado "Beat na Montanha", pela realizadora Fabiana Tavares. Ela afirmou: "Com o documentário, pretendo retratar esta jornada musical que se foca na inclusão social através da criação de música. Além das aulas de 'Beat na Montanha', o documentário acompanha conversas/entrevistas com todas as pessoas envolvidas no projeto, direta ou indiretamente, explorando as suas perspetivas e inspirações, com o objetivo de dar voz à inclusão, integração, humanidade, bem como à música e à criação em cidades como esta."

O Centro Escolar de Gonçalo conta com 27 alunos, com idades entre os 06 e os 09 anos, que estão habituados a atividades extracurriculares como teatro, escrita criativa e cestaria. Luís Sequeira explicou que foram concebidos instrumentos de vime para replicar alguns dos sons que serão utilizados nas músicas a serem apresentadas no espetáculo de encerramento deste projeto.

Na Casa de Acolhimento Residencial (Aldeia SOS) da Guarda, o projeto envolve crianças e jovens a partir dos 09 anos, que aderiram de forma entusiasmante. "No primeiro mês de trabalho, criámos uma variedade de ritmos com os participantes. A intenção era despertar o gosto pela música e deixá-los mais à vontade com o equipamento utilizado". O espetáculo de encerramento da residência artística "Beat na Montanha" promete ser o culminar de um trabalho desenvolvido com dedicação dentro de cada instituição.

Nas últimas semanas, o foco tem sido estimular a improvisação por parte das crianças, retendo ideias que serão exploradas nas músicas a serem apresentadas no espetáculo final. É uma oportunidade para absorver os estímulos rítmicos de cada participante e compreender aqueles que conseguiram manter uma boa sincronia com o todo.

É importante destacar que o espetáculo de encerramento será aberto ao público e terá entrada gratuita. Para assistir, será necessário realizar o levantamento prévio do bilhete no Teatro Municipal da Guarda (TMG).

Não perca a oportunidade de testemunhar o resultado desse projeto de inclusão social e estímulo criativo, onde a música se torna uma poderosa ferramenta de expressão e união.

As Aldeias de Crianças SOS são a maior organização do mundo a apoiar crianças e jovens em perigo ou em risco de perder o cuidado parental.
 

Acredite num mundo onde todas as crianças crescem em amor e segurança. 

Apoie o nosso trabalho