O Projeto surgiu de um trabalho próximo desenvolvido entre o Programa de Fortalecimento Familiar de Rio Maior das Aldeias de Crianças SOS, na sua resposta de CAFAP (Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental) nesta localidade, com o Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva de Rio Maior.

No início do ano letivo, dando continuidade ao estreito trabalho realizado, onde se discutia necessidades e situações específicas, surgiu a ideia de se desenvolver uma ação direta com os professores e educadores, para colmatar necessidades sentidas pelos profissionais respeitantes às famílias dos alunos. Aqui, o PFF de Rio Maior foi convidado a fazer uma parceria com o SPO (Serviço de Psicologia e Orientação) do Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro de Rio Maior, no “Time do Prof”, com um Projeto de Consultoria aos Professores e Educadores. Este Projeto teve como principal objetivo fornecer aos professores, e educadores, estratégias positivas e de sucesso de trabalho com as famílias dos alunos, com vista a um bom percurso escolar das crianças e jovens, conciliado com o contexto familiar.

O projeto decorreu desde o mês de novembro de 2020 e terminou no final do presente ano letivo, com sessões semanais, desenvolvidas em cada Escola do Agrupamento.