Preparar o verão

nas Aldeias SOS!

DIREÇÃO NACIONAL DE PROGRAMAS

Esta notícia foi publicada na
Revista Aldeias - julho/2022

As férias de verão nas Aldeias SOS

Agora que começa o Verão, é tempo das nossas crianças e jovens usufruírem de tudo aquilo que os seus cuidadores planearam, para que as suas férias sejam divertidas e prazerosas. Mas é também tempo de fazer deste período um momento privilegiado de intervenção e interação com as crianças e jovens.   

A planificação do período de férias começa com muito tempo de antecedência, quando as equipas, juntamente com os diretores de cada programa, analisam e alinham um conjunto de variáveis a ter em conta. Há que conjugar datas para as férias e definir o número de crianças e jovens participantes, o número de cuidadores disponíveis e em rácio suficiente para o acompanhamento das crianças e jovens, os locais e atividades a desenvolver com o grupo, os orçamentos e a logística necessários. 

 

Depois de tudo alinhado e programado, é tempo de se iniciar o período de férias, que todos pretendemos que seja gratificante e marcante para cada uma das crianças e jovens que acompanhamos. Nos diferentes locais (Meco, Aldeias SOS e outros locais) por onde irão passar o seu tempo de férias, terão ao seu dispor um conjunto de atividades e desafios, o que naturalmente, implicará a quebra de uma rotina, ou não fosse o caso estarmos fora de casa e em período de férias. Perante a responsabilidade que temos sobre as crianças e jovens que acompanhamos em lhes proporcionar um conjunto de experiências positivas respeitando as suas necessidades e gostos, o período de férias torna-se central na nossa intervenção. 

 

Assim, temos de manter algumas das condições presentes no seu dia-a-dia que, ainda que em período de férias, devem acompanhá-las. Não devemos ter a tentação  de não as considerar só porque se trata de um período de férias ou porque é mais  fácil, podendo a sua ausência criar um ambiente caótico, desorganizado e inseguro  que possa colocar em causa a intervenção intencional realizada ao longo de todo o ano. 

Assim, mesmo em período de férias os cuidadores devem procurar, nos seus vários momentos, manter na sua intervenção diária e o desenvolvimento de atividades sob condições essenciais: previsibilidade, estabilidade, regras, rotinas e rituais. 

 

Estas condições, ainda que em tempo de férias, garantem às crianças e jovens um ambiente estruturado e organizado: previsibilidade no planeamento de atividades, antecipação e comunicação à criança de alterações ao plano de férias; estabilidade  para criar um ambiente seguro físico e emocional, através de espaços físicos organizados e cuidadores disponíveis e presentes; regras, rotinas e rituais, ajustados a cada grupo e a cada criança, que devem ser mantidos a fim de estabelecer uma sensação de continuidade, entre o resto do ano e o período de férias.  

 

Claro está que entre sol, areia e mergulhos, existem também outras coisas muito importantes para umas férias inesquecíveis. 

Fotografia da Colónia de Férias do Meco

das Aldeias de Crianças SOS

As Aldeias de Crianças SOS são a maior organização do mundo a apoiar crianças e jovens em perigo ou em risco de perder o cuidado parental.
 

Acredite num mundo onde todas as crianças crescem em amor e segurança. 

Apoie o nosso trabalho