10 de outubro:

Dia Mundial da Saúde Mental

Programa de Fortalecimento Familiar

A adolescência (dos 10 aos 19 anos) é uma aventura excitante em que as alterações são enormes e constantes: mudanças na escola, o sair de casa, a entrada na universidade ou no mundo do trabalho.

É, sobretudo, um processo de descobertas. Para muitos, é um tempo feliz. Para alguns jovens, é um tempo de angústia e de ansiedade. Fatores, que se não forem abordados de imediato, podem desencadear problemas de saúde mental.

 

A OMS estima que metade das doenças mentais surge antes dos 14 anos de idade. Em Portugal, em 2021, 19,8% dos rapazes e raparigas, entre os 10 e os 19 anos, sofriam de algum tipo de perturbação mental.

 

Entre os fatores de risco, encontram-se a exposição ao bullying, o isolamento social (muito evidenciado com o COVID19), o consumo de substâncias aditivas, a pobreza infantil e a exposição a estilos parentais ou muito autoritários, ou demasiado permissivos.

No dia 10 de Outubro, Dia Mundial da Saúde Mental, é importante que todos contribuam para a promoção do bem-estar mental de todos nós, mas em especial o dos jovens. O CAFAP de Oeiras participou nesta comemoração, promovendo conselhos e dicas sobre o bem estar mental a todas as famílias que acompanha e junto dos parceiros com quem trabalha. Pretende-se, assim, comunicar e "trabalhar a literacia em saúde mental" para "combater o estigma" que a doença ou o mal-estar mental ainda representam.

Esta notícia foi publicada em outubro/2022

As Aldeias de Crianças SOS são a maior organização do mundo a apoiar crianças e jovens em perigo ou em risco de perder o cuidado parental.
 

Acredite num mundo onde todas as crianças crescem em amor e segurança. 

Apoie o nosso trabalho