O espaço e tempo da família

A família é o contexto de desenvolvimento preferencial de cada criança.

É no seio dos seus laços familiares que a criança encontra o palco perfeito para ir ensaiando o seu crescimento e agindo o desenvolvimento das suas capacidades e competências. Sejam elas mais externas, como as aquisições motoras e de raciocínio por exemplo, sejam mais internas, como o desenho das suas relações e o seu equilíbrio emocional.

 

A dinâmica de cada família permite que cada criança encontre o seu papel e aprenda esta coreografia de relações única e que moldará as suas formas de se relacionar no futuro. Torna-se então evidente a importância de um ambiente familiar securizante, capaz de oferecer espaço e tempo para o desenvolvimento do bem-estar físico e emocional de cada criança. A tranquilidade e estrutura dos dias, a segurança do espaço relacional único e o escutar dos ritmos dos nossos filhos são aqui peças fundamentais.

Os dias de hoje colocam aos pais muitos desafios no que se refere à gestão do seu tempo familiar. É no entanto fundamental que se mantenha na agenda familiar diária este espaço e este tempo. Esta agenda não precisa ser complexa, com pressas e pressões. A família tem um ritmo muito natural. Por vezes basta tirar uns bons minutos de atenção exclusiva a esta missão tão crucial que é cuidar do espaço e tempo neste ambiente tranquilo e securizante. Onde mais nada importa, quando mais nada interrompe.

familia

Na proximidade da celebração do Dia Internacional da Família (15 de Maio), convidamos a explorar esta agenda em família*, para que aproveitem cada minuto e se deixem levar pela imaginação.

familia