O amor nunca

deixou de existir!

Programa de Fortalecimento Familiar

A Reunificação Familiar é uma das modalidades dos Centros de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP). Prevê a intervenção com famílias no sentido de avaliar e intervir no apoio do regresso da criança ou jovem ao seu meio familiar, nos casos em que se encontrem com medida de acolhimento institucional ou em família de acolhimento. 

Conhecemos a Carolina* numa instituição no âmbito de um processo de acompanhamento nesta modalidade. Era uma menina frágil, tímida e doce. Não cativava de imediato quem dela se aproximava. Era preciso tocar com palavras e gestos o seu coração pequenino mas cheio de história(s) para contar. A Carolina tinha 3 anos quando a conhecemos. Quando era bebé, foi abandonada pela sua mãe e ficou a cargo do seu pai que, não conseguindo cuidar dela, aceitou que fosse para uma instituição. Este pai, apesar de todos os caminhos sinuosos, nunca deixou de estar presente!

No entanto, nem sempre a relação entre eles foi fácil. A pandemia também trouxe ventos contrários e levou a um afastamento forçado. Foi neste momento que o CAFAP da Guarda iniciou intervenção com este pai e esta filha e tem procurado ajudá-los a crescer e a progredir não só em conjunto, mas também de forma individual, ajudando-o a alcançar mais e melhores competências parentais. Ser pai não vem com livro de instruções! Os resultados têm vindo pouco a pouco. A Carolina e o pai estão cada vez estão mais próximos e unidos. Ainda não sabemos como será o amanhã desta família, mas de uma coisa temos certeza: o ingrediente amor nunca deixou de existir! O querer de forma desmedida também não! E isso é, sem dúvida, o mais importante!

© Pexels | * Nomes e imagem fictícios para proteção da família.

Esta notícia foi publicada na Revista de novembro/2022

As Aldeias de Crianças SOS são a maior organização do mundo a apoiar crianças e jovens em perigo ou em risco de perder o cuidado parental.
 

Acredite num mundo onde todas as crianças crescem em amor e segurança. 

Apoie o nosso trabalho