Prémio Fidelidade garante acompanhamento terapêutico de crianças e jovens

As Aldeias de Crianças SOS foram uma das Associações que receberam o Prémio Fidelidade Comunidade, que vai permitir a concretização do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas nº3, proporcionando cuidados de saúde de qualidade a algumas das crianças e jovens que acolhemos.

 

Nas Aldeias SOS, temos acolhido, nos últimos tempos, um número crescente de crianças e jovens que, fruto das suas vivências traumáticas apresentam fragilidades emocionais e comportamentais. Muitos estudos apontam para que se não forem adotadas medidas preventivas de acompanhamento e terapias adequadas, tal resultará no não desenvolvimento e aproveitamento de competências pessoais e sociais que comprometem definitivamente o normal e são desenvolvimento das crianças e jovens, bem como a sua integração social futura. Isto pode ocasionar sofrimento, depressão e graves consequências para os próprios, para a sociedade e para o Estado, que terá mais tarde que acompanhar adultos em situação de dependência.

 

O Projeto de intervenção das Aldeias de Crianças SOS apoiado pela Fidelidade permitirá, através de medidas atempadas de diagnóstico e intervenção por via do acompanhamento e de terapias adequadas, obter um impacto muito positivo na evolução destes grupos de risco.

 

O recurso ao acompanhamento por profissionais credenciados nas áreas da psicologia e psiquiatria e o recurso a várias terapias inovadoras permitirão às crianças e jovens beneficiários progredir de forma sustentada e saudável no reconhecimento e superação dos seus condicionalismos, trabalhando competências motoras, emocionais e sociais. Várias das terapias propostas (surf therapy e hipoterapia, por exemplo) vão no sentido de ajudar a acalmar e controlar positivamente estados emocionais instáveis, desenvolver e reforçar autoestima e autoconfiança e focar os beneficiários na aprendizagem de tarefas que serão essenciais numa aprendizagem profissional e na integração social, como forma de alternativa ou complemento da medicação prescrita.

 

Com este Prémio, vamos reforçar o apoio a 33 crianças e jovens que acolhemos nas Aldeias SOS que carecem de uma intervenção complementar terapêutica, de forma a potenciar a sua estabilidade emocional e, desse modo, tornarem-se progressivamente mais autores da sua própria vida.

 

Por isso, o nosso enorme OBRIGADO à Companhia de Seguros Fidelidade, por este apoio tão importante!