70 anos da maior FAMÍLIA do mundo!

 

 

As Aldeias de Crianças SOS de Portugal pertencem a uma federação mundial (SOS Kinderdorf International) que trabalha para proteger e cuidar de crianças que perderam os cuidados parentais ou que correm o risco de perdê-los.

Este ano de 2019 é um ano de dupla celebração para as Aldeias de Crianças SOS a nível Internacional. Celebramos 100 anos do nascimento do seu fundador, Hermann Gmeiner, e 70 anos de atividade.

reencontro interno sos

No ano de 1949 foi inaugurada a primeira Aldeia SOS em Imst, na Áustria, e passados 70 anos as Aldeias de Crianças SOS encontram-se em 136 países no mundo. Durante estes anos foram apoiadas mais de 4 milhões de crianças e jovens, tendo como missão cuidar, em família, de crianças desprotegidas, ajudando-as a moldar o seu futuro, desenvolvendo e inserindo-se positivamente em comunidade.

Em Portugal, ao longo dos mais de 50 anos de atividade, acompanhamos mais de 1000 crianças e jovens tanto no programa de proteção, as Aldeias SOS, como, mais recentemente, no programa de prevenção, Fortalecimento Familiar.

maior família do mundo

O programa de proteção assenta em cuidados alternativos de cariz familiar, com uma cuidadora de referência, a Mãe SOS, num ambiente protetor, a Aldeia SOS, e com casas onde residem grupos reduzidos de crianças e jovens, onde não se separam os irmãos. Foi este modelo que inovou em 1949 e que atualmente ainda incorpora muitas das tendências defendidas para os centros de acolhimento e os cuidados alternativos.

O programa de prevenção aposta numa intervenção junto da família identificada como estando em potencial risco, de forma a dotá-la de competências parentais e assim evitar que as crianças lhes sejam retiradas. Este modelo tem vindo a crescer em todo o mundo e complementa o modelo de cuidados alternativos de cariz familiar, garantindo o fortalecimento da família e a manutenção da criança junto da mesma.

São 70 anos em que acompanhamos várias gerações de crianças e jovens com muita dedicação e empenho dos milhares de Mães SOS nos vários países onde estamos presentes, bem como de todas as equipas de suporte nos vários programas. Todos nós, nos cinco continentes onde atuamos, partilhamos a ambição de Hermann Gmeiner de poder criar um impacto positivo na vida das crianças, famílias e comunidades em todo o mundo, tentando torná-lo melhor.

 

 

Votos de um Feliz Natal em família!

Luís Cardoso de Meneses
Secretário-Geral